Apresentação pública do Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais – 1 de julho – Évora

Apresentação pública do Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais – 1 de julho – Évora

[Fonte: Rádio Campanário] Decorre na próxima segunda-feira, dia 1 de julho, às 11:30, no Colégio Luís António de Verney da Universidade de Évora, a apresentação pública do projeto CILIFO – Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais.

O projeto CILIFO tem por objetivos a investigação e o fortalecimento da cooperação entre Universidades e os sistemas de Proteção Civil, no apoio à prevenção e combate aos Incêndios florestais na Andaluzia e no Sul de Portugal. O projeto inclui um plano comum de investigação, formação e sensibilização a desenvolver nas três regiões.

O CILIFO, promovido no âmbito do Programa de Cooperação Espanha-Portugal Interreg VA (POCTEP) 2014-2020, tem um orçamento de 24,6 milhões, 75% cofinanciados com fundos FEDER e tem a participação de 15 instituições e organismos pertencentes à Eurorregião Andaluzia-Algarve-Alentejo.

No Alentejo, o parceiro do CILIFO é a Universidade de Évora, que envolve neste projeto investigadores de 3 unidades de investigação: Instituto de Ciências da Terra (ICT), Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) e o Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA).

Nestas jornadas de lançamento do CILIFO, cujo programa provisório segue em anexo, pretende-se apresentar publicamente o projeto, debater com agentes regionais as atividades a desenvolver e divulgar alguns resultados preliminares dos estudos em curso.

Comente este artigo
Anterior 6º Inventário Florestal Nacional - IFN6
Próximo Autarca de Viseu quer que Governo assuma construção de uma nova barragem

Artigos relacionados

Comunicados

Plano nacional de irrigação de moçambique em destaque no fórum de infraestruturas

Realizou-se, recentemente, no norte de Moçambique, o Fórum de Infraestruturas. Este fórum teve como objetivo atrair financiadores para projetos identificados pelos vários ministérios que participaram na iniciativa e o Plano Nacional de Irrigação de Moçambique, desenvolvido pela PROCESL-QUADRANTE (empresa do Grupo Quadrante) em consórcio, foi um dos projetos em destaque. […]

Nacional

Bündchen respondeu à ministra da Agricultura brasileira

[Fonte: Público]

A modelo brasileira Gisele Bündchen decidiu responder às críticas da ministra da Agricultura, Tereza Cristina Dias, argumentando que, apesar da existência de áreas preservadas, a desflorestação na floresta amazónica está a aumentar.

Mais populares

Numa carta, a que a Reuters teve acesso, […]

Notícias PAC pós 2020

Francia sacude la PAC: Macron pide una refundación para hacerla más ecológica

[Fonte: Agroinformacion – PAC]
El presidente francés, Emmanuel Macron, pidió este sábado 23 una refundación de la Política Agrícola Común (PAC) para garantizar la soberanía alimentaria del continente y para hacerla más ecológica.
En un discurso pronunciado para inaugurar el Salón de la Agricultura de París, […]