Apresentação do modelo de cogestão de áreas protegidas – 1 de julho – Vila Real

Apresentação do modelo de cogestão de áreas protegidas – 1 de julho – Vila Real

[Fonte: ICNF] Constituindo as Áreas Protegidas a infraestrutura indispensável para a concretização dos propósitos da conservação da natureza em áreas de elevado valor natural, competência que o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas assegura, enquanto autoridade nacional, e tendo em conta que a Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, prevê a adoção de modelos de cogestão das áreas protegidas de âmbito nacional, incentivando o estabelecimento de parcerias com as entidades presentes no território, foi desenvolvido um projeto piloto para a gestão colaborativa do Parque Natural do Tejo Internacional. Este projeto inspirou o desenvolvimento de um modelo de cogestão a  implementar nas Áreas Protegidas de âmbito nacional, a partir do qual se pretende imprimir uma dinâmica de gestão de proximidade, em que diferentes entidades colocam ao serviço da área protegida o que de melhor têm para oferecer no quadro das suas competências e atribuições, pondo em prática uma gestão participativa, colaborativa e articulada em cada  área.

Nesse sentido, o ICNF promove no próximo dia 1 de julho, no auditório do Parque Natural do Alvão, em Vila Real, um seminário com o objetivo de reunir o conjunto de entidades que serão convidadas a participar neste processo, os Municípios, as ONGA, as Instituições de Ensino Superior, as Associações de Desenvolvimento, entre outras.

Comente este artigo
Anterior CDS pede mais apoio do PDR 2020 para defesa do montado de sobro e azinho
Próximo Curso – Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos – Pós Laboral – 23 de julho a 05 de agosto

Artigos relacionados

Eventos

FNA: CARNES. PT – 13 de Junho – Santarém

A FENAPECUÁRIA promove a produção de carnes nacionais em Seminário na FNA, em Santarém. […]

Eventos

Colóquio- A competitividade do amendoal e do olival – 21 de Fevereiro 2017- Elvas

No próximo dia 21 de fevereiro de 2017, no Auditório do INIAV, em Elvas, irá realizar-se o Colóquio “A competitividade do amendoal e do olival”.
 A CERSUL, a ALENTEJANICES COM TOMATE, Agrupamento de Produtores de Tomate, a AZEITONICES, Agrupamento de Produtores de Azeite, a AORE, a TODOLIVO e a CONSULAI organizaram um ciclo de 3 eventos (colóquio, […]

Eventos

Encontro Ibérico do Carvalhal:Valorizar a Multifuncionalidade – 7 de Abril 2017 – Sabugal

O Município do Sabugal no âmbito da Sabugal Mais Valor promove Encontro Ibérico do Carvalhal-Valorizar a multifuncionalidade que acontecerá no dia 7 de Abril no Sabugal.
O Carvalho negral constitui um importante património florestal do concelho Sabugal, ocupando mais de 60% do coberto florestal, assim é fundamental discutir as possíveis  estratégias de atuação por forma a encontrar formulas de exploração multifuncional dos produtos não lenhosos nos carvalhais. […]