A Ceres Imaging, a empresa de serviços de captura e análise de dados agrícolas que fornece soluções de agricultura de precisão (reduzindo o risco e melhorando substancialmente a sustentabilidade) anuncia a sua recente expansão para Portugal e Espanha e excedeu já o objectivo de aquisição de clientes, para um ano, em cerca de 50%. Usando métricas agrícolas quantificáveis, a CERES pauta-se por criar um conjunto ações que visam criar e acrescentar valor aos vários níveis da estrutura organizacional do produtor. Trabalhando de forma próxima com os produtores e recorrendo a Inteligência Artificial, a CERES assessora os seus clientes, identificando possíveis problemas, ocorrências, falhas e oportunidades de melhoria, incluindo ajustes estratégicos no próprio sistema de rega. Problemas estes que, no passado, poderiam somente ser avaliados tardiamente e quando detectados a olho nu. Tal conjunto de ferramentas tecnológicas permite, aos clientes da Ceres Imaging, a capacidade e oportunidade de conseguir, de forma precoce, mitigar ou eliminar completamente, a possibilidade de perda de produção, melhorando a qualidade da cultura e impactando positivamente o seu resultado.
“Esta tecnologia inovadora trouxe mais um nível de compreensão da nossa produção e veio acrescentar precisão às nossas práticas agrícolas. Com ela podemos monitorizar vários parâmetros do amendoal com elevada precisão e de forma frequente. Por exemplo, ao ser capaz de detectar as diferenças subtis na temperatura, nós podemos identificar o Stress Hídrico, otimizar o nosso processo de irrigação, detectar fugas e linhas entupidas, e ainda sectores de regas mais problemáticos. A análise conjunta com os técnicos permite-nos entender cada vez melhor as imagens (Stress Hídrico, NDVI, Clorofila, Térmicas, etc) que nos chegam, de maneira a nos tornar cada vez mais autónomos e experientes na sua interpretação” diz Miguel Matos Chaves, Managing Director da MIGDALO. “O impacto inicial é substancial, permitindo-nos tomar decisões mais eficientes, localizadas e rápidas para obtermos maior produção e, ao mesmo tempo, de forma sustentável, poupar nos recursos mais valiosos.”
Dadas as condições do mercado atual, com todos os seus custos inerentes, bem como a seca que assola grande parte da Ibéria, a CERES é uma solução para a gestão apropriada dos recursos, por parte dos produtores, ao fazerem uso da sua tecnologia de ponta em imagens térmicas e análise de dados avançados, ao longo dos seus ciclos de produção. Quanto ao problema da escassez e custo dos recursos humanos alocados à agricultura, a CERES tem a capacidade de conseguir, de forma rápida e precisa, a identificação dos diversos problemas dispersos por centenas ou até milhares de hectares, permitindo direcionar estes trabalhadores e técnicos aos locais exatos dos problemas detectados através da sua aplicação móvel com georeferenciação.
“As alterações climáticas estão a trazer ainda mais variabilidade ao clima mediterrâneo, a par da redução da precipitação média anual, sobretudo no sul de Portugal, onde se concentram as maiores explorações agrícolas do país. Também por isso, ferramentas que ajudem os produtores a monitorizar, não apenas o teor de água no solo, mas também o stress hídrico das culturas, tornam-se decisivas para uma irrigação de precisão sustentável,” disse Ricardo Braga PhD, Professor de Agronomia da Universidade de Lisboa. “As camadas de dados fornecidas pela Ceres Imaging, em particular o índice de stress hídrico obtido a partir da imagem térmica, serão essenciais neste contexto, pois não só fornecem dados ao nível da planta, como o fazem de forma precisa para cada uma das milhares de plantas de uma plantação e em várias datas do ciclo. já validei estes dados no terreno e o salto de gestão que permitem é realmente impressionante.”
A Ceres é usada por empresas de renome mundial para proteger a produção e melhorar a sustentabilidade das suas práticas, incluindo o uso eficiente da água e dos nutrientes.
Com a Ceres, os produtores podem:
- Identificar possíveis e impactantes problemas na produção e calcular o retorno de investimento (ROI) resultante do capital investido, de uma forma única, no mercado.
- Reportar, com métricas agrícolas quantificáveis ao nível da planta, da variedade, da parcela ou da exploração – ou criar zonas customizadas ajustadas à gestão agrícola de cada produtor.
- Ser notificado sobre eventuais problemas de performance das culturas com uma antecedência de 2 a 3 semanas antes do seu impacto visual – e, por sua vez, antecipando o seu impacto na produção.
- Beneficiar de imagens aéreas tecnologicamente avançadas, desenvolvidas especialmente para a agricultura, incluindo a informação de Clorofila, Infravermelho, NDVI absoluto e relativo, Imagem Térmica e Stress Hídrico.
A visão holística da Ceres combina imagens multiespectrais de alta resolução, sensores IoT, e análise baseada em imagens de satélites para prever riscos na produção e ajudar os utilizadores a intervencionar as suas culturas no espaço de 48h após a captação das imagens/dados, com ações concretas, precisas e bem localizadas.
Acerca da Ceres Imaging
Na Ceres Imaging, nós construímos soluções com base em Inteligência Artificial que protegem a produção e contribuem para a resiliência climática. Nós acreditamos que o futuro da agricultura depende do desenvolvimento de ferramentas adequadas para que os agricultores, as seguradoras e as entidades financiadoras façam o melhor uso possível dos seus recursos limitados. Ao combinar informação proveniente das explorações agrícolas com a análise avançada de dados e imagens aéreas de alta resolução, nós estamos a ajudar a criar práticas agrícolas muito mais proveitosas e sustentáveis.
Para mais informação visite www.ceresimaging.net
Fonte: Ceres Imaging