Após meses de ausência nas prateleiras, é com satisfação que a ANP – Associação Nacional dos Produtores de Pêra Rocha vem informar que a colheita da pêra Rocha está prestes a começar, estando o início da campanha comercial da Rocha do Oeste DOP agendado para o dia 21 de Agosto de 2023.
Segundo a ANP, estarão disponíveis «frutos de grande qualidade organolética (frutos aromáticos e saborosos). Relativamente à quantidade de colheita, espera-se que seja inferior em cerca de 60% relativamente à colheita de um ano de produção normal. Trata-se, portanto, do segundo ano consecutivo em que o sector enfrenta uma redução muito significativa da quantidade de pêra Rocha disponível».
Esta situação, segundo defendem, é o resultado de condições climatéricas adversas ao normal desenvolvimento dos frutos (temperaturas anormais em algumas fases do ciclo produtivo e escassez de recursos hídricos).
Devido à baixa produção esperada a ANP afirma que «será muito difícil atender a solicitações por parte de novos clientes, uma vez que queremos privilegiar os clientes que historicamente estão com a pêra Rocha, assegurando uma correcta gestão de stocks».
«A ANP e os seus associados continuam o seu empenho em oferecer frutos de excelente qualidade. No entanto, sublinhamos que só com agricultores e empresas economicamente sustentáveis e geradoras de emprego será possível fixar a população jovem e evitar o abandono dos territórios rurais da região Oeste», remata a associação.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.