AMPV comemora 12º aniversário na FNA 2019 com a presença do ministro da Agricultura

AMPV comemora 12º aniversário na FNA 2019 com a presença do ministro da Agricultura

O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, vai marcar presença nas Comemorações do 12º aniversário da AMPV, no dia 13 de junho, a partir das 18h00, com homenagem a título póstumo ao Eng.º João Carvalho Ghira e com entrega dos Prémios Prestígio a Rui Nabeiro, ACIBEV, Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas e Rota de Vinhos da Península de Setúbal — na Casa dos Territórios Vinhateiros, na Feira Nacional da Agricultura.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) completou 12 anos de atividade no dia 30 de abril. A data foi assinalada por ocasião da Festa do Vinho & Pão, no Cartaxo, contudo, a entrega dos Prémios Prestígio da AMPV e a homenagem nacional, a título póstumo, ao Eng.º João Carvalho Ghira, acontecem a 13 de junho, no decorrer da Feira Nacional da Agricultura (FNA), em Santarém, na Casa dos Territórios Vinhateiros — espaço de 600 m2 que a AMPV está a dinamizar neste importante certame. 

Neste dia dedicado às Cidades do Vinho — e no ano em que o projeto “Cidades do Vinho” da AMPV completa 10 anos —, a AMPV assina também o Protocolo das Cidades do Vinho e entrega placas comemorativas como forma de distinguir e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas 10 cidades portuguesas que já receberam este título: Palmela, Beja, Viana do Castelo, Vidigueira, Barcelos, Reguengos de Monsaraz, Lagoa, Madalena do Pico, Torres Vedras/Alenquer e Peso da Régua.

Prémios Prestígio

Os Prémios Prestígio 2018 distinguem a Personalidade do Ano, a Entidade do Ano, o Prémio Museu do Vinho e o Prémio Enoturismo. 

 A AMPV entrega o prémio Personalidade do Ano a Manuel Rui Azinhais Nabeiro, como forma de homenagear o fundador da Delta Cafés, no ano em que comemorou 88 anos. Homem ligado ao Poder Local, ex-presidente de Câmara de Campo Maior e agora também ligado ao setor do vinho, com o projeto da Adega Mayor.

A ACIBEV – Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal irá ser distinguida como Entidade do Ano. A ACIBEV é uma associação empresarial, criada em janeiro de 1975, que representa uma parte significativa do volume de negócios do setor – produção, distribuição e comércio de vinhos e bebidas espirituosas, bem como vinagres e destilação de produtos vínicos. A ACIBEV é uma parceira da AMPV e ARVP no programa Wine in Moderation.

Prémio Museu do Vinho irá ser entregue ao Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas, que é um dos núcleos museográficos que integra o Museu Municipal de Loures. Encontra-se instalado num edifício do final do séc. XIX, que foi a residência de um dos maiores produtores de vinho de Bucelas, a família Camillo Alves. Dedica-se ao estudo da atividade vitivinícola, tão característica desta região demarcada, apostando na promoção do território e na divulgação da Capital do Arinto e da história local, com especial ênfase para os usos e costumes relacionados com o ciclo do vinho. 

A Rota de Vinhos da Península de Setúbal será distinguida com o Prémio Enoturismo. Com o objectivo de promover o enoturismo e valorizar os vinhos de Indicação Geográfica Península de Setúbal e denominação de Origem Palmela e Setúbal, a Rota de Vinhos da Península de  Setúbal abrange os concelhos de Palmela, Setúbal, Montijo e Alcácer do Sal e integra as adegas em roteiros únicos de descoberta das vinhas e dos vinhos.

Homenagem Nacional, a título póstumo, a João Carvalho Ghira

O engenheiro agrónomo João Carvalho Ghira faleceu no início deste ano. Do seu percurso profissional destacam-se os cargos de presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) de Lisboa. Prestou assessoria técnica em diversos gabinetes de membros do Governo e desempenhou os cargos de presidente do Instituto da Vinha e do Vinho e da CVR de Lisboa. Entre as suas obras editadas, destaca-se “Vinhos da Estremadura”, da coleção enciclopédia dos vinhos de Portugal. É considerado “um dos grandes responsáveis pela evolução qualitativa do vinho português”. 

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Comente este artigo
Anterior Sessão pública: Paisagem, Património e Agricultura - 13 de junho - Beja
Próximo National plans for Energy and Climate must match EU ambitions and targets

Artigos relacionados

Nacional

Vila Real quer plantar um milhão de árvores até ao fim de 2020

Município quer plantar as árvores principalmente nas áreas afectadas pelos fogos. Recentemente, foram abatidas árvores na principal avenida da cidade.

O presidente da Câmara de Vila Real disse esta sexta-feira que o município quer atingir, […]

Últimas

Assaltos em terrenos agrícolas aumentam no Algarve

Mais de uma tonelada de abacates furtados em fevereiro, sete toneladas de laranjas levadas de, pelo menos, duas produções agrícolas desde março e mais de 500 quilos de alfarrobas intercetados na […]

Últimas

Ministra anuncia que animais de companhia deixam de estar sob a tutela da DGAV

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou hoje que os animais de companhia vão deixar de estar sob a alçada da Direção-Geral de […]