AMPV comemora 12º aniversário na FNA 2019 com a presença do ministro da Agricultura

AMPV comemora 12º aniversário na FNA 2019 com a presença do ministro da Agricultura

[Fonte: Gazeta Rural]

O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, vai marcar presença nas Comemorações do 12º aniversário da AMPV, no dia 13 de junho, a partir das 18h00, com homenagem a título póstumo ao Eng.º João Carvalho Ghira e com entrega dos Prémios Prestígio a Rui Nabeiro, ACIBEV, Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas e Rota de Vinhos da Península de Setúbal — na Casa dos Territórios Vinhateiros, na Feira Nacional da Agricultura.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) completou 12 anos de atividade no dia 30 de abril. A data foi assinalada por ocasião da Festa do Vinho & Pão, no Cartaxo, contudo, a entrega dos Prémios Prestígio da AMPV e a homenagem nacional, a título póstumo, ao Eng.º João Carvalho Ghira, acontecem a 13 de junho, no decorrer da Feira Nacional da Agricultura (FNA), em Santarém, na Casa dos Territórios Vinhateiros — espaço de 600 m2 que a AMPV está a dinamizar neste importante certame. 

Neste dia dedicado às Cidades do Vinho — e no ano em que o projeto “Cidades do Vinho” da AMPV completa 10 anos —, a AMPV assina também o Protocolo das Cidades do Vinho e entrega placas comemorativas como forma de distinguir e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas 10 cidades portuguesas que já receberam este título: Palmela, Beja, Viana do Castelo, Vidigueira, Barcelos, Reguengos de Monsaraz, Lagoa, Madalena do Pico, Torres Vedras/Alenquer e Peso da Régua.

Prémios Prestígio

Os Prémios Prestígio 2018 distinguem a Personalidade do Ano, a Entidade do Ano, o Prémio Museu do Vinho e o Prémio Enoturismo. 

 A AMPV entrega o prémio Personalidade do Ano a Manuel Rui Azinhais Nabeiro, como forma de homenagear o fundador da Delta Cafés, no ano em que comemorou 88 anos. Homem ligado ao Poder Local, ex-presidente de Câmara de Campo Maior e agora também ligado ao setor do vinho, com o projeto da Adega Mayor.

A ACIBEV – Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal irá ser distinguida como Entidade do Ano. A ACIBEV é uma associação empresarial, criada em janeiro de 1975, que representa uma parte significativa do volume de negócios do setor – produção, distribuição e comércio de vinhos e bebidas espirituosas, bem como vinagres e destilação de produtos vínicos. A ACIBEV é uma parceira da AMPV e ARVP no programa Wine in Moderation.

Prémio Museu do Vinho irá ser entregue ao Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas, que é um dos núcleos museográficos que integra o Museu Municipal de Loures. Encontra-se instalado num edifício do final do séc. XIX, que foi a residência de um dos maiores produtores de vinho de Bucelas, a família Camillo Alves. Dedica-se ao estudo da atividade vitivinícola, tão característica desta região demarcada, apostando na promoção do território e na divulgação da Capital do Arinto e da história local, com especial ênfase para os usos e costumes relacionados com o ciclo do vinho. 

A Rota de Vinhos da Península de Setúbal será distinguida com o Prémio Enoturismo. Com o objectivo de promover o enoturismo e valorizar os vinhos de Indicação Geográfica Península de Setúbal e denominação de Origem Palmela e Setúbal, a Rota de Vinhos da Península de  Setúbal abrange os concelhos de Palmela, Setúbal, Montijo e Alcácer do Sal e integra as adegas em roteiros únicos de descoberta das vinhas e dos vinhos.

Homenagem Nacional, a título póstumo, a João Carvalho Ghira

O engenheiro agrónomo João Carvalho Ghira faleceu no início deste ano. Do seu percurso profissional destacam-se os cargos de presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) de Lisboa. Prestou assessoria técnica em diversos gabinetes de membros do Governo e desempenhou os cargos de presidente do Instituto da Vinha e do Vinho e da CVR de Lisboa. Entre as suas obras editadas, destaca-se “Vinhos da Estremadura”, da coleção enciclopédia dos vinhos de Portugal. É considerado “um dos grandes responsáveis pela evolução qualitativa do vinho português”. 

Comente este artigo

O artigo AMPV comemora 12º aniversário na FNA 2019 com a presença do ministro da Agricultura foi publicado originalmente em Gazeta Rural

Anterior Sessão pública: Paisagem, Património e Agricultura - 13 de junho - Beja
Próximo National plans for Energy and Climate must match EU ambitions and targets

Artigos relacionados

Últimas

Moçambique. Banco Africano de Desenvolvimento apoia projetos de agricultura

[Fonte: Observador]

O Governo moçambicano canalizou, na última década, o equivalente a cerca de 105 milhões de euros do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para projetos de agricultura e desenvolvimento rural, anunciou esta segunda-feira a instituição financeira.
As ações “beneficiaram 240 mil pessoas e resultaram num aumento de produção, […]

Nacional

Setor Agroalimentar. Portugal assina protocolo com China para agilizar processos de internacionalização

[Fonte: Observador]

O Governo assinou esta terça-feira um protocolo para o reforço da cooperação com a China, que tem como objetivos a harmonização de procedimentos e a agilização dos processos de internacionalização, foi anunciado.
“Depois de ter aberto o mercado da China para a carne de suíno nacional, […]

Comunicados

Criação da Rede Alentejo AGROnet: Alentejo Agricultural Research and Extension Network

Tendo em consideração a complementaridade entre o trabalho em curso no ICAAM e aquele que se encontra planeado para a rede de experimentação agrária e animal em implementação entre o INIAV, I. P., e as escolas agrárias politécnicas, foi criada a rede “Alentejo AGROnet: Alentejo Agricultural Research and Extension Network”

Caracteristicas da Rede:
1 — Pretende ser uma rede de cooperação científica e tecnológica para a experimentação agrícola no Alentejo, […]