Alterações climáticas vão juntar especialistas nacionais e internacionais na Ovibeja 2019

Alterações climáticas vão juntar especialistas nacionais e internacionais na Ovibeja 2019

Em 2019, a Ovibeja vai debater, como tema principal, os impactos das alterações climáticas, as suas consequências para a agricultura e o papel dos agricultores como guardiões da biodiversidade. Com a certeza de que “não há agricultura sem homens nem homens sem agricultura”, os homens da terra são o grupo profissional que está na linha da frente para a tomada de medidas que permitam continuar a produzir alimentos e a desenvolver e dinamizar o espaço rural de forma sustentável.

Apresentação e análise de estudos, colóquios, seminários, sessões de esclarecimento, exposições, são alguns dos figurinos que vão reunir contributos de agricultores, estudantes, técnicos e especialistas nacionais e internacionais para o esclarecimento e tomada de medidas sobre esta matéria da ordem do dia.

Os agricultores são peças chave na construção da paisagem, com contributos fundamentais para a mitigação e reversão dos impactos causados pelas alterações climáticas. Além da produção de alimentos de origem vegetal e animal, o agricultor é também responsável pela proteção do espaço rural, pela criação de condições que salvaguardem o equilíbrio entre a atividade produtiva e a proteção do meio ambiente.

A Direção da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, entidade organizadora da Ovibeja, considera que o empenho e o esforço dos agricultores na manutenção e salvaguarda do meio ambiente tem de, necessariamente, ser tido em conta na nova Política Agrícola Comum. Para tal, a ACOS está a reunir contributos, com base em parcerias, sessões de esclarecimento e reuniões, de modo a trabalhar, reunir e veicular informação relevante sobre a matéria.

A 36ª edição da Ovibeja, agendada para a semana de 24 a 28 de Abril de 2019, vai também contar com mais uma edição do Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, a 9ª edição, com lugar cimeiro no ranking dos melhores concursos do mundo.

Comente este artigo
Anterior Operação 8.1.5: Novos concursos
Próximo Associação de Proprietários e Beneficiários do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva - APBA

Artigos relacionados

Comunicados

Alteração da ZPE do Tejo Internacional, Erges e Ponsul – Proprietários rurais e gestores contra alargamento de ZPE em mais de 350% quando Governo corta 17 M€ nas medidas de apoio à Rede Natura 2000

Os proprietários rurais são responsáveis por atividades agro-florestais essenciais, em muitos casos, para a conservação da natureza e gestão da biodiversidade (CN &B). […]

Comunicados

L’Europe doit avoir une stratégie pour son agriculture

Dès lors, la réforme à venir est-elle une véritable réforme ? N’est-elle pas qu’une évolution plutôt qu’une révolution, un ajustement technique plutôt que politique ? […]

Comunicados

Ministério da Agricultura discrimina Agricultores do Algarve lesados pelo Incêndio na Serra de Monchique e complica-lhes a vida ainda mais!

A   CNA acaba de tomar mais uma posição acerca da discriminação ostensiva com que o Ministério da Agricultura e o Governo estão em vias de prejudicar os pequenos e médios Agricultores Algarvios lesados pelo grande Incêndio Florestal / Rural que abrasou a Serra de Monchique no início do passado mês de Agosto. […]