Alterações climáticas vão juntar especialistas nacionais e internacionais na Ovibeja 2019

Alterações climáticas vão juntar especialistas nacionais e internacionais na Ovibeja 2019

Em 2019, a Ovibeja vai debater, como tema principal, os impactos das alterações climáticas, as suas consequências para a agricultura e o papel dos agricultores como guardiões da biodiversidade. Com a certeza de que “não há agricultura sem homens nem homens sem agricultura”, os homens da terra são o grupo profissional que está na linha da frente para a tomada de medidas que permitam continuar a produzir alimentos e a desenvolver e dinamizar o espaço rural de forma sustentável.

Apresentação e análise de estudos, colóquios, seminários, sessões de esclarecimento, exposições, são alguns dos figurinos que vão reunir contributos de agricultores, estudantes, técnicos e especialistas nacionais e internacionais para o esclarecimento e tomada de medidas sobre esta matéria da ordem do dia.

Os agricultores são peças chave na construção da paisagem, com contributos fundamentais para a mitigação e reversão dos impactos causados pelas alterações climáticas. Além da produção de alimentos de origem vegetal e animal, o agricultor é também responsável pela proteção do espaço rural, pela criação de condições que salvaguardem o equilíbrio entre a atividade produtiva e a proteção do meio ambiente.

A Direção da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, entidade organizadora da Ovibeja, considera que o empenho e o esforço dos agricultores na manutenção e salvaguarda do meio ambiente tem de, necessariamente, ser tido em conta na nova Política Agrícola Comum. Para tal, a ACOS está a reunir contributos, com base em parcerias, sessões de esclarecimento e reuniões, de modo a trabalhar, reunir e veicular informação relevante sobre a matéria.

A 36ª edição da Ovibeja, agendada para a semana de 24 a 28 de Abril de 2019, vai também contar com mais uma edição do Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, a 9ª edição, com lugar cimeiro no ranking dos melhores concursos do mundo.

Comente este artigo
Anterior Operação 8.1.5: Novos concursos
Próximo Associação de Proprietários e Beneficiários do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva - APBA

Artigos relacionados

Comunicados

Inscrições para o Banco de Terras de Guimarães terminam a 16 de abril

O Banco de Terras é um instrumento através do qual os proprietários podem arrendar ao Município terrenos abandonados, para que este os subarrende a empreendedores com vontade em criar o seu próprio negócio agrícola ou de base rural. […]

Comunicados

Bairrada apresenta dois ‘Programas de Vindimas 2018’ na região demarcada

Com a Aliança Vinhos de Portugal e a Caves São Domingos
A tradição ainda é o que era! Afinal, na Bairrada, […]

Nacional

DIT-UK e INOVISA apoiam startups portuguesas de Agro-tecnologia – Reino Unido é destino privilegiado para a internacionalização.

O Departamento de Comércio Internacional (DIT-UK) na Embaixada Britânica em Lisboa e a INOVISA, criada pelo Instituto Superior de Agronomia, formaram uma parceria no âmbito do programa cropUP para apoiar startups nacionais com projectos inovadores na área da tecnologia aplicada ao sector agrícola e que tenham a ambição de desenvolver os seus projectos no Reino Unido. […]