Alltech impulsiona soluções “on farm” em Portugal com nova loja na Póvoa de Varzim

Alltech impulsiona soluções “on farm” em Portugal com nova loja na Póvoa de Varzim

Nota de Imprensa

19 de Setembro 2018

O Dia Aberto Alltech, organizado a 14 de Setembro, reuniu várias dezenas de clientes e parceiros que se juntaram à equipa da Alltech para inaugurar a primeira loja da empresa em Portugal, localizada na Estela, concelho da Póvoa de Varzim.

Situada no coração da mais dinâmica zona de produção hortícola da região Norte e a poucos quilómetros da maior bacia produtora de leite do país – Póvoa de Varzim, Barcelos, Vila do Conde –, a nova loja da Alltech, inclui balcão de aconselhamento e venda ao público, armazém e escritórios.

A abertura da nova loja está alinhada com a estratégia da Alltech de trabalhar cada vez mais diretamente com os agricultores, nos seus locais de produção, posicionando as soluções face às necessidades diárias das explorações agropecuárias, com acompanhamento técnico permanente.

«A nossa estratégia de soluções “on farm” consiste em levar a tecnologia diretamente às explorações dos agricultores e ajudá-los a produzir de forma mais eficiente e rentável, usando produtos sem resíduos», afirma Francisco Castanheira, responsável da Alltech para a região Norte de Portugal, onde a empresa conta com uma equipa de 6 técnicos.

Por exemplo, nas visitas realizadas às explorações leiteiras, a equipa da Alltech usa ferramentas de apoio à decisão para aconselhar os agricultores. É o caso do X-NIR (equipamento de análise rápida à ração animal, com base em raios infravermelhos próximos) ou das termo câmaras (detetam fungos e leveduras nos silos, através de leitura térmica).

«A equipa da Alltech em Portugal cresceu e fazia sentido termos uma base no Norte, atendendo às características das explorações agrícolas e pecuárias do Entre Douro e Minho – de pequena dimensão e geograficamente muito próximas entre si. Aqui percorremos 50 kms e, rapidamente, visitamos um terço da produção nacional de leite», exemplifica Francisco Castanheira.

O vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Ramos, que esteve presente na inauguração da loja Alltech, congratulou a empresa por investir neste concelho e disponibilizou o «apoio do município para potenciar o trabalho da Alltech e, com isso, ajudar a Horticultura e a Pecuária do concelho a dinamizar-se».

Soluções Alltech

O Dia Aberto Alltech visou também dar a conhecer as várias áreas de negócio desta empresa multinacional, que desde a década de 80 se dedica à investigação e desenvolvimento de soluções para nutrição e saúde vegetal e animal. Os seus produtos, de origem natural, derivam de uma estirpe de levedura – Saccharomyces cerevisiae SP. 1026 – e são usados na prevenção de fungos, bactérias e micotoxinas, entre outros fins, ajudando a promover o desenvolvimento saudável de animais e plantas.

Na componente vegetal, a Alltech Crop Science dispõe de uma linha de soluções bioestimulantes naturais, à base de derivados de leveduras e pro-bióticos, sem resíduos, para aplicação em todas as culturas. A gama de produtos atua na promoção da saúde do solo, no incremento da energia das plantas para produzir mais e melhor e na proteção contra fatores de stress que impactam a produção.

Na componente animal, fazem parte do portfólio da Alltech, entre outros, produtos derivados da levedura Saccharomyces cerevisiae SP. 1026, incorporados nas dietas de animais monogástricos e ruminantes para suportar a integridade intestinal e melhorar o desempenho geral do animal, ou, por exemplo, absorventes de micotoxinas para mistura em rações.

Mais recentemente, a Alltech adquiriu uma marca de Unifeeds, equipados com sensores que garantem a rastreabilidade do arraçoamento, detetando eventuais falhas na execução da dieta prescrita. «O nutricionista faz a fórmula e se houver um erro no momento da mistura da ração, ele é detetado pela nossa central de recolha de informação na Galiza e é dado um alerta ao nutricionista ou ao agricultor. É uma ferramenta que visa o equilíbrio e a uniformização da dieta animal», explica Francisco Castanheira.

Outra área de negócio da Alltech, menos conhecida em Portugal, é o fabrico de bebidas: cervejas artesanais Kentucky e The Foxes Rock, bourbon, whisky e gin. A empresa detém destilarias nos EUA, na Irlanda e na China. Os convidados do Dia Aberto Alltech tiveram oportunidade de experimentar as cervejas da marca, que ainda não estão à venda em Portugal.

A opinião dos clientes

«A importância da parceria entre a Lacticoop e a Alltech advém de utilizarmos cada vez mais minerais orgânicos na dieta das vacas de leite. Estes produtos dão mais vitalidade aos animais e consequentemente maior produção de leite», João Sousa, responsável de misturas da Lacticoop

«Trabalhamos com a Alltech desde 1992, ano em que criámos a nossa unidade de produção de misturas. A Alltech é uma das empresas que tem produtos de excelência para a produção de leite, temos conseguido implementar em parceria novas estratégias para melhorar a produção de leite, com muito bons resultados», Ana Gomes, diretora técnica do departamento nutrição animal da Cooperativa Agrícola de Vila do Conde

«Somos parceiros da Alltech e é uma relação que prezo muito, dadas as características inovadoras dos produtos que tem lançado no mercado», Francisco Torrinha, diretor técnico-comercial da Matos Mix, fabricante de alimentos para animais

«Trabalhamos há alguns anos com produtos Alltech na componente animal e na produção de milho, dão-nos garantia de fiabilidade e melhores resultados em produtividade e qualidade», Artur Castro, Cooperativa Agrícola de Guimarães

«Uso produtos Alltech há 4 anos, conquistaram a minha confiança, porque oferecem uma alternativa para produção biológica, garantindo colheitas de qualidade e com segurança alimentar testada, capazes de satisfazer os clientes mais exigentes», Manuel Almeida, vice-presidente da Horpozim

«Uso produtos Alltech há 5 anos e desde o início que tenho excelentes resultados na melhoria da produção e da qualidade do tomate», Pedro Eusébio Torres, horticultor na Póvoa de Varzim

«Produzo 10 hectares de hortícolas (tomate e cebola) e trabalho com a Alltech há cerca de 6 anos, cujos produtos são excelentes», Carlos Furtado, horticultor na Póvoa de Varzim

Comente este artigo
Anterior Terre de Femmes já entrou em contagem decrescente para conhecer a eco-cidadã do ano
Próximo pAc, o “A” é de Agrícola! - Afonso Bulhão Martins e António Quadros e Costa

Artigos relacionados

Comunicados

InovCluster com balanço positivo da SIAL Paris 2018

31 outubro 2018
De 21 a 25 de outubro, a InovCluster, Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, esteve presente na feira internacional SIAL em Paris, uma das maiores exposições mundiais de inovação alimentar, dando a conhecer os produtos regionais da região ao mercado internacional.
Consciente da importância da sua participação na SIAL em representação do mercado existente, […]

Nacional

Conferência de Imprensa 40 Anos da CNA

A 26 de Fevereiro de 1978, perfaz agora 40 Anos, foi fundada, em Coimbra, a CNA – Confederação Nacional da Agricultura, por cinco mil Agricultores.

Atividades do setor

Programa Limpa & Aduba – filme promocional

[Fonte: Melhor Eucalipto]

Concluída a primeira campanha do Programa Limpa & Aduba (Primavera de 2019) a CELPA elaborou um vídeo promocional e de divulgação deste Programa:

Como balanço desta primeira campanha, o PL&A apoiou a adubação de mais de 6.000 ha de eucaliptais nas regiões designadas por ‘Sul Litoral’, […]