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– 28-08-2006 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] |
Alimenta��o: Jer�nimo Martins pode encaixar 10 a 15 ME com venda da IgloLisboa, 28 Ago Na parceria com a Unilever, a Jer�nimo Martins tem 26 por cento da Iglo/Ol�, com a marca de alimentos congelados Iglo a representar 25 por cento desta participa��o. O grupo portugu�s irá negociar com a Unilever a aliena��o da participa��o referente � Iglo. A Unilever anunciou hoje ter chegado a acordo para a venda da maior parte da sua divisão de congelados na Europa, onde se incluem as marcas Iglo e Birds Eye, � Permira Funds, por 1,73 mil milhões de euros. O grupo holand�s refere que a Permira concordou pagar 1,4 vezes o valor de vendas anuais da Iglo e 9,9 vezes os resultados antes de juros, taxas, deprecia��es e amortiza��es. No ano passado, as vendas da Iglo/Ol� em Portugal contribu�ram para o volume de neg�cios da Jer�nimo Martins com cerca de 33 milhões de euros, 25 por cento dos quais de congelados Iglo, ou seja, cerca de oito milhões de euros. Em declarações � agência Lusa, Catarina Vieira, analista do BPI, considerou que o neg�cio baseado em 1,4 vezes as vendas da Iglo "foi bom", porque "está acima" do esperado, que era de 1,2 para este banco. "� boa refer�ncia para a negocia��o que vai seguir-se entre a Unilever e a Jer�nimo Martins", disse. No entanto, a sa�da da Jer�nimo Martins da parceria pode não basear-se no mesmo m�ltiplo de 1,4 vezes as vendas, avan�a Catarina Vieira. Por isso, a analista avan�a uma estimativa de receita para a Jer�nimo Martins resultante da venda da participa��o na Iglo entre 10 e 15 milhões de euros. A Unilever acordou a venda na Europa e agora vai negociar com cada parceiro na Iglo, em cada país europeu, a aliena��o das suas participa��es e respectivos detalhes. Fonte oficial da Jer�nimo Martins disse hoje � agência Lusa que "os resultados deste neg�cio [da Unilever] corresponderam �s melhores expectativas" do grupo portugu�s. "não antecipamos qualquer tipo de problema na concretização desta decisão", acrescenta. A Unilever refere que espera obter uma receita, depois de impostos, de mais 1.000 milhões de euros com este neg�cio, que inclui as marcas Iglo e Birds Eye. Estas marcas registaram uma factura��o de 1,24 mil milhões de euros no ano passado. O Permira Funds ultrapassou assim o concorrente CapVest, propriet�rio da empresa Foodvest, uma holding que inclui a empresa de alimentos congelados Findus, presente em países como Portugal, Noruega, Su�cia e Fran�a, e a brit�nica Young’s Bluecrest Seafood. O objectivo da Unilever � concentrar-se em marcas mais rent�veis. O neg�cio, que dever� estar conclu�do no final do ano, não inclui a divisão de alimentos congelados em It�lia e a área dos gelados, que a Unilever vai manter. Em Fevereiro, ap�s ter sido anunciada a intenção da Unilever de vender parte da divisão europeia de congelados, incluindo a marca Iglo, o presidente da Jer�nimo Martins dizia que a decisão "não tem impacto" no grupo, nomeadamente nas suas lojas. Alexandre Soares dos Santos explicou na altura que a Iglo deixa de vender congelados, mas as cadeias do grupo t�m uma marca pr�pria, pelo que a decisão "não tem impacto" no neg�cio. A 09 de Fevereiro, o presidente executivo da Unilever anunciou que pretendia vender a maior parte da presença do grupo na área de alimentos congelados na Europa. A Unilever � parceira na actividade industrial do grupo Jer�nimo Martins, partilhando o capital da Fima (com 49 por cento e 51 por cento para o grupo portugu�s), Leverelida (60 por cento Unilever e 40 por cento Jer�nimo Martins) e Iglo/Ol� (74 por cento Unilever e 26 por cento Jer�nimo Martins). Cerca das 12:30, no bolsa portuguesa, a Jer�nimo Martins estava a subir 0,29 por cento, para 13,90 euros, enquanto no mercado europeu as ac��es da Unilever estavam a ganhar 0,16 por cento, para 18,40 euros.
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