|
|
|
|
|
– 28-08-2006 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] |
Alimenta��o: Unilever vendeu parte do seu neg�cio de congelados por 1,73 mil MELondres, 28 Ago Em comunicado, a Unilever, parceira do grupo portugu�s Jer�nimo Martins para a área industrial, refere que espera obter uma receita, depois de impostos, de mais mil milhões de euros com este neg�cio, que inclui as marcas Iglo e Birds Eye. Estas marcas registaram uma factura��o de 1,24 mil milhões de euros no ano passado. O Permira Funds ultrapassou assim o concorrente CapVest, propriet�rio da empresa Foodvest, uma holding que inclui a empresa de alimentos congelados Findus, presente em países como Portugal, Noruega, Su�cia e Fran�a, e a brit�nica Young’s Bluecrest Seafood. O objectivo da Unilever � concentrar-se em marcas mais rent�veis. O neg�cio, que dever� estar conclu�do no final do ano, não inclui a divisão de alimentos congelados em It�lia e a área dos gelados, que a Unilever vai manter. Ap�s ter sido anunciada a intenção da Unilever de vender parte da divisão europeia de congelados, incluindo a marca Iglo, o presidente da Jer�nimo Martins dizia, em Fevereiro, que a decisão "não tem impacto" no grupo, nomeadamente nas suas lojas. Alexandre Soares dos Santos explicou na altura que a Iglo deixa de vender congelados, mas as cadeias do grupo t�m uma marca pr�pria, pelo que a decisão "não tem impacto" no neg�cio. O presidente da Jer�nimo Martins defendeu que "cada vez � mais dif�cil" uma multinacional produzir o que outras empresas produzem a pre�os mais baixos. Para o respons�vel � importante que se reconhe�a a situa��o e se tomem decis�es. A 09 de Fevereiro, o presidente executivo da Unilever anunciou que pretendia vender a maior parte da presença do grupo na área de alimentos congelados na Europa. A Unilever � parceira na actividade industrial do grupo Jer�nimo Martins, partilhando o capital da Fima (com 49 por cento e 51 por cento para o grupo portugu�s), Leverelida (60 por cento Unilever e 40 por cento Jer�nimo Martins) e Iglo/Ol� (74 por cento Unilever e 26 por cento Jer�nimo Martins). Cerca das 09:45, no mercado europeu, as ac��es da Unilever seguiam a subir ligeiros 0,05 por cento, para 18,38 euros. Na bolsa portuguesa, a Jer�nimo Martins estava a perder 0,07 por cento, para 13,85 euros.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |