Água para reutilização na agricultura em Portugal – Workshop & 3ª Regional Working Group do projeto SUWANU EUROPE

Água para reutilização na agricultura em Portugal – Workshop & 3ª Regional Working Group do projeto SUWANU EUROPE

Ontem, dia 3 de Fevereiro, a FENAREG e CONSULAI, realizaram um Workshop, seguido do 3º Regional Working Group, do projeto SUWANU EUROPE. Este tem como objetivo aumentar o conhecimento prático sobre o uso de água para reutilização na agricultura.

As sessões contaram com mais de 50 participantes, entre decisores políticos regionais e nacionais, empresas de engenharia, agricultores regantes e consumidores, superando as expectativas do consórcio português no projeto.

A manhã teve início com o Workshop que, para além de apresentar o plano de ação regional do Alentejo, permitiu recolher contributos dos participantes através da dinâmica de grupo “Da teoria à prática”. Em particular, sobre quais as vantagens e as barreiras associadas ao uso de água para reutilização na agricultura em Portugal. A adaptação às alterações climáticas e a economia circular foram destacadas como principais benefícios e, por outro lado, os custos, o investimento necessário e a aceitação do público, como dificuldades evidentes.

Logo de seguida, a 3ª Reunião de trabalho regional focou-se na evolução do projeto e nas novas iniciativas no uso de água para reutilização na agricultura, em Portugal. A rega de citrinos e a rega da cultura do arroz, desenvolvidos pela Universidade do Algarve e pela Escola Superior Agrária de Coimbra, respetivamente, foram os casos de estudo apresentados nesta sessão. A dinâmica “A visão dos utilizadores finais” permitiu recolher contributos dos participantes quanto às estratégias de facilitação e divulgação para grupos dos consumidores, agricultores e decisores políticos. Identificaram-se como principais pontos para dinamizar a reutilização da água: incentivos financeiros, informação acessível sobre a segurança no uso de águas para reutilização na produção de alimentos e medidas de gestão integrada da água.

Mais acerca do projeto em: https://suwanu-europe.eu/

Comente este artigo
Anterior Governo ajusta pagamentos por superfície de arroz e de tomate para transformação
Próximo China financia assistência técnica a agricultura cabo-verdiana com aposta nas algas

Artigos relacionados

Sugeridas

Revista Agrotejo 2019

A Revista da Agrotejo, editada anualmente, tem sido um contributo de valor para o sector agrícola da região […]

Nacional

Incêndios: Reforçado dispositivo nos distritos em alerta vermelho – ANEPC

O 2.º comandante nacional da proteção civil, André Fernandes, disse hoje que vão ser reforçados os operacionais em distritos em estado de alerta especial de nível vermelho face ao risco de incêndio, […]

LIVE

Live-stream: Tecnologia na Agricultura: Sustentabilidade na produção agrícola – António Serrano

O PACT realiza o Webinar TECNOLOGIA NA AGRICULTURA: SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA, no âmbito do projeto #INNOACE❗️ […]