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– 30-03-2012 |
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Agroalimentar: Empresas do Norte e galegas avan�am para projecto conjunto de internacionaliza��oQuarenta empresas do Norte de Portugal e 80 galegas, do sector agroalimentar, v�o participar num projecto conjunto de internacionaliza��o, apoiado pela União Europeia, destinado � promo��o dos produtos no mercado externo através da Internet. O projecto "Lan Pymexport" vai ser desenvolvido em rede, durante um ano, por duas entidades portuguesas, com sede em Braga e Vila Real, e por tr�s galegas, de Ourense, Vigo e Lugo. O pacote financeiro previsto � de 1,5 milhões de euros destinado a ajudar as empresas dos dois países a desenvolver conte�dos digitais que promovam os seus produtos alimentares em plataformas de com�rcio electrúnico. Andr� Vieira de Castro, presidente da BIC Minho, uma das entidades promotoras, explicou � Lusa que este projecto vai permitir cruzar experi�ncia, aproveitando metodologias de trabalho. "Isso vai com certeza permitir criar novas oportunidades e desenvolver neg�cios", afirmou. O projecto foi hoje apresentado a algumas dezenas de empres�rios portugueses e espanh�is que se reuniram em Braga, no ambito da Agro – Feira Internacional de Agricultura, Pecu�ria e Alimenta��o. Nos próximos meses, as empresas aderentes v�o poder contar, no ambito das ferramentas deste projecto, com assist�ncia t�cnica das entidades promotoras no desenvolvimento e organiza��o de conte�dos digitais. O apoio incluirá forma��o para conferir aos colaboradores das empresas compet�ncias para trabalhar com o mercado externo. Desta forma, segundo a BIC Minho, os produtos alimentares v�o estar presentes de forma organizada em algumas das mais importantes plataformas de com�rcio electrúnico, �s quais recorrem grandes clientes de toda a Europa. "As nossas pequenas empresas v�o poder aceder a plataformas digitais em igualdade com as grandes empresas", explicou Também Ant�nio Ruiz, t�cnico espanhol respons�vel pela dinamiza��o do projecto. No grupo de empresas portuguesas aderentes, a maioria de pequena e média dimensão, encontram-se neg�cios ligados � produ��o de fumeiro, carne, vinho, compotas, congelados, massas, produtos l�cteos, frutas e legumes. Para dar escala �s propostas comerciais, as empresas v�o ser organizadas em grupos, no ambito dos quais v�o ser preparados planos de neg�cio e catélogos. A União Europeia comparticipa o projecto com 75% do financiamento Fonte: Lusa
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