Os serviços receberam 41 declarações de prejuízo da Calheta e 25 do Porto Moniz.
A Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural – Direção de Serviços de Mercados e Logística, iniciou hoje, junto dos agricultores que foram atingidos pelos incêndios de outubro de 2023, e que apresentaram declaração de prejuízos, trabalho nos terrenos afetados. Os serviços receberam 41 declarações de prejuízo da Calheta e 25 do Porto Moniz.
A Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural colocou máquinas a trabalhar na mobilização dos solos para se poder efetuar, numa primeira fase (durante o mês de novembro e dezembro 2023) as sementeiras para alimento dos animais. Numa segunda fase, que deverá ocorrer entre janeiro e abril de 2024, o apoio consistirá na preparação dos terrenos para a plantação de hortícolas e sementeira de cereais.
A programação dos trabalhos está a ser realizada de acordo com o contacto efetuado pelos serviços de Mecanização Agrícola e atendendo às condições climáticas. Em casos pontuais, a Direção Regional de Agricultura também poderá colaborar no arranque de pomares queimados.
Nota enviada pelo Governo Regional da Madeira.