Agricultores pedem investimento em regadio a Sul da Gardunha

Agricultores pedem investimento em regadio a Sul da Gardunha

[Fonte: Vida Rural]

A Associação Distrital de Agricultores de Castelo Branco (ADACB) defendeu na passada semana que é preciso adaptar o regadio da Cova da Beira à realidade da região, investindo no regadio a Sul da Gardunha. De acordo com o Jornal do Fundão, a associação afirma que “regadio da Cova da Beira é um bom exemplo de como a disponibilidade de água promove o desenvolvimento agrário”.

Em declarações ao jornal regional, Mesquita Milheiro, presidente da direção da Associação Distrital de Agricultores de Castelo Branco, afirma que é necessário um maior investimento nos diversos regadios tradicionais e coletivos e defende ainda que é preciso alargar o regadio da Cova da Beira ao rio Zêzere, na zona da Grameneza e Colmeal da Torre, “que tem solos com excelente aptidão agrícola que atualmente não são beneficiados”.

No que diz respeito ao regadio a sul da Gardunha, os agricultores da região afirmam que a agricultura é a principal atividade económica, bastante representativa em termos de produção frutícola, cerealífera e de pecuária.

“Considerando tal realidade, a ADACB há muito que reclama o regadio nesta região. A Câmara Municipal do Fundão decidiu elaborar o projeto e o ministro da Agricultura, muito recentemente, anunciou publicamente a intenção de candidatar este projeto a financiamento público”, disse ainda Mesquita Milheiro.

Comente este artigo

O artigo Agricultores pedem investimento em regadio a Sul da Gardunha foi publicado originalmente em Vida Rural

Anterior Agricultura é responsável por 70% do trabalho infantil
Próximo Calor até quarta-feira. Leiria, Lisboa e Setúbal sob aviso amarelo

Artigos relacionados

Nacional

Governo vai autorizar a rega nas vinhas da Região Demarcada do Douro

[Fonte: Vida Económica]

Comente este artigo
#wpdevar_comment_4 span,#wpdevar_comment_4 iframe{width:100% !important;}O artigo Governo vai autorizar a rega nas vinhas da Região Demarcada do Douro foi publicado originalmente em Vida Económica […]

Últimas

Poda da Vinha em Curso de Formação

[Fonte: Voz do Campo]

A Escola Superior Agrária de Castelo Branco vai ser palco do Curso de Formação “Poda da Vinha”, num total de 4 horas de formação (das 09:00 às 13:00), no próximo dia 22 fevereiro de 2019 (sexta-feira).
Este curso pretende atualizar conhecimentos e desenvolver as bases para uma poda racional da espécie e desenvolver competências na execução prática da poda. […]

Comunicados

Programa Nacional de Regadios – Candidaturas: Desenvolvimento do Regadio Eficiente – 2 de maio

[Fonte: IFAP] Informa-se que no próximo dia 2 de maio de 2019 terá início o período de candidaturas enquadradas na tipologia de operações que visam o Desenvolvimento do Regadio Eficiente […]