A ADP Fertilizantes anunciou o lançamento da nova tecnologia C-Pro, presente na linha de produtos Nergetic Complete da gama Fertiberia Tech. Segundo a empresa, esta tecnologia apresenta uma dupla função: «regula a libertação de todos os nutrientes presentes nos fertilizantes e actua como bioestimulante das culturas».
A ADP Fertilizantes explica que a tecnologia C-Pro «é um polímero biodegradável», que «foi submetido a testes de toxicidade em plantas e animais, mostrando que não tem qualquer efeito adverso no desempenho das culturas nem na vida animal». «A sua função reguladora forma uma barreira física sobre cada grânulo, permitindo a libertação gradual e controlada de todos os nutrientes, através da formação de um gel que evita a lixiviação da rizosfera, mantendo os nutrientes disponíveis para serem absorvidos ao ritmo das necessidades das plantas», indica a empresa.
A ADP Fertilizantes destaca também a função desta tecnologia «como bioestimulante, caracterizada pela capacidade de melhorar a eficiência de utilização dos nutrientes (NUE), intimamente ligada ao cálculo de índices agronómicos, como a eficiência agronómica (AE) ou a extracção de nutrientes (NE), entre outros», acrescentando que «uma maior eficiência de uso de nutrientes traduz-se num aumento da produção e do teor de nutrientes adquiridos pela planta». A empresa do Grupo Fertiberia refere que «a nova tecnologia C-Pro também melhora a disponibilidade de nutrientes em todo o tipo de solo e pH, assim como a eficiência de utilização dos mesmos, nomeadamente os principais (azoto, fósforo e potássio), tanto em adubação de fundo como em cobertura, nas mais diversas culturas».
De acordo com a ADP Fertilizantes, «o novo C-Pro obteve aprovação e certificação segundo o regulamento da União Europeia de produtos fertilizantes, Regulamento (UE) 2019/1009 de 5 de Junho 2019, que assegura que esta nova tecnologia é um polímero que regula a libertação de todos os nutrientes com a função de bioestimulante não microbiano para plantas». António Santana Fernandes, director comercial da ADP Fertilizantes | Fertiberia Tech, assinala que «esta certificação reforça o novo C-Pro, como polímero regulador biodegradável com função bioestimulante, que protege todos os nutrientes e melhora a eficiência de utilização dos produtos da linha Nergetic Complete da gama Fertiberia Tech», sublinhando ainda que «continuamos a acrescentar valor e a promover soluções mais eficientes e sustentáveis para o sector agrícola».
A propósito deste lançamento, a ADP Fertilizantes realça que a nova tecnologia C-Pro, com a sua dupla função, «reitera o compromisso da empresa com o desenvolvimento de soluções de nutrição vegetal sustentáveis e eficientes para o sector agrícola». Propriedade da Triton Partners, a Fertiberia é um grupo constituído por 13 empresas, localizadas em Espanha, França, Portugal, Países Baixos, Suécia e Grécia, com mais de 1.700 colaboradores, que opera no sector da nutrição vegetal e da agroindústria, bem como na produção de amoníaco verde.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.