Açores vão formar mais de 200 agricultores e criadores cabo-verdianos

Açores vão formar mais de 200 agricultores e criadores cabo-verdianos

O Governo dos Açores e associações daquela região autónoma portuguesa vão apoiar a formação de mais de 200 agricultores e criadores cabo-verdianos, conforme prevê o protocolo a assinar na sexta-feira, na cidade da Praia.

De acordo com informação disponibilizada esta quinta-feira pelo Governo cabo-verdiano, esta formação resulta de um protocolo de parceria que será assinado na sequência da visita que o secretário regional da Agricultura e Florestas do Governo dos Açores, João Ponte, vai efetuar na sexta-feira ao Ministério da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde.

O projeto visa “reforçar a capacidade técnica” dos produtores rurais e criadores da ilha de Santiago, através da capacitação de 178 agricultores e 55 criadores por especialistas açorianos.

Está ainda prevista a realização de ‘workshops’ destinados a técnicos dos Açores e de Cabo Verde, envolvendo sobretudo a formação de agricultores e criadores cabo-verdianos em produção em estufa, organização de produtores, técnicas de transformação de produtos agrícola e pecuários, em maneio do gado de leite e em agricultura biológica.

O acordo insere-se no âmbito do projeto de cooperação “semear, colher e vender” e envolve a Direção Nacional da Agricultura, Silvicultura e Pecuária e a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas (Açores). Participam ainda a Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural dos Açores, a Associação Regional de Desenvolvimento dos Açores, a Associação Agrícola de São Miguel e a Associação Comercial, Agrícola, Industrial e de Serviços de Santiago (Cabo Verde).

A implementação do projeto acontecerá nas ilhas de Santiago (Cabo Verde) e nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria (Açores).

O artigo foi publicado originalmente em Observador.

Comente este artigo
Anterior Seguradoras entregaram 750 milhões ao Estado num só ano
Próximo Calier retira do mercado lotes do medicamento veterinário Ivertin 10 mg/ml

Artigos relacionados

Nacional

InovCluster trabalha com parceiros europeus para criar um ecossistema alimentar saudável

A InovCluster deu início a um novo projeto internacional –  Atlantic Area healthy food Ecosystem AFHES – que tem como objetivo criar um ecossistema inovador com acesso ao conhecimento, […]

Sugeridas

Acordo UE-Mercosul abre mercados a exportações agrícolas portuguesas

O acordo de livre comércio UE-Mercosul é «globalmente positivo» para a agricultura e abre mercados a uma maior exportação portuguesa de vinhos, […]

Últimas

Qual o valor das plantas e flores no meio urbano? As respostas no CLBHort 2017 -1 a 4 Novembro 2017 – Lisboa

Mesa Redonda 7: Desafios e oportunidades para a fileira das plantas ornamentais e do paisagismo
Os serviços ecossistémicos proporcionados pelas plantas, […]