O presidente do Grupo Parlamentar do PSD/Açores João Bruto da Costa saudou a aposta do Governo Regional na diversificação agrícola, por via de um conjunto de propostas inseridas no programa POSEI – Programa de Opções Específicas para fazer face ao Afastamento e Insularidade-, desde a área dos frutícolas, hortícolas, à apicultura e vitivinicultura.
O parlamentar social-democrata falava na reunião com a Associação dos Agricultores da Graciosa, em que destacou “o rumo das políticas agrícolas assumidas pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM)”.
O líder da bancada parlamentar assinalou também na ocasião “a mudança de paradigma na política agrícola regional numa estreita e saudável colaboração e cooperação com representantes do setor, possibilitou que um conjunto de propostas de alteração ao POSEI apresentado pela Federação Agrícola dos Açores fossem acolhidas e desenvolvidas tecnicamente pelo Governo Regional e aceites pela Comissão Europeia”.
Para João Bruto da Costa, “esta articulação revela-se essencial para alavancar a agricultura dos Açores nos próximos anos”.
Ao que acrescentou: “é há longo ambicionada uma verdadeira política agrícola que permita desenvolver todas as potencialidades da Região, contribuindo para combater o despovoamento, promovendo a excelência ambiental e ajudando na melhoria do rendimento dos agricultores”.
A seu ver, “esta relação de compromisso e cooperação tem como objetivo comum a melhoria da atividade e do rendimento dos agricultores que constituem a mudança de paradigma que queremos para o futuro”, destacou.
João Bruto da Costa realçou que “o tempo da mera gestão de expetativas acabou. Agora as decisões são tomadas em tempo útil e tendo como prioridade a nossa maior independência alimentar”.
“Esta é para o PSD uma questão fundamental que em ilhas como a Graciosa fazem a diferença para o futuro”, afirmou o dirigente da bancada parlamentar.
O deputado João Bruto da Costa congratulou ainda a Associação dos Agricultores da Graciosa “pela ação desenvolvida, designadamente no empenho em dar utilização à sala de desmancha do matadouro da ilha que trará maior dinâmica ao comércio local”
Para além disso, no seu entender, “o matadouro garantirá o desenvolvimento da cadeia de valor da fileira da carne na ilha Graciosa, assim como a oportunidade de criação de uma zona dedicada a promoção da produção local com a reconversão do antigo matadouro da ilha Graciosa em benefício dos produtores da ilha”.
O presidente do Grupo Parlamentar do PSD manifestou igualmente a sua solidariedade “para com as preocupações relativamente aos transportes com a ilha Graciosa, pelos custos dos fatores de produção que exigem um serviço de regularidade adequado aos desafios que a produção local também está disposta a abraçar”.
Nesse sentido, João Bruto da Costa acredita que “o estudo que o Governo Regional encomendou para um novo modelo de transportes consagrará as necessidades de implementação de um mercado interno para o qual o contributo da ilha Graciosa é indiscutível”.
O líder da bancada parlamentar salientou que “o contrato entre a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Fundação Gaspar Frutuoso para análise, avaliação e diagnóstico de fertilidade dos solos agrícolas, dotará os agricultores de ferramentas para o desenvolvimento do seu trabalho”.
De acordo com o dirigente da bancada do PSD/Açores, “este contrato vai permitir ao Governo Regional, juntamente com as associações de agricultores, dar a ajuda necessária aos nossos produtores para uma maior e melhor rentabilidade e fertilidade dos solos agrícolas.”
“Este Governo Regional está atento á realidade do setor Agrícola, assumindo compromissos resolvendo problemas e não desperdiçando oportunidades”, finalizou o parlamentar social-democrata.
O artigo foi publicado originalmente em PSD Açores.