Acidente com avião de combate a incêndios em barragem. “Piloto saiu ileso”

Acidente com avião de combate a incêndios em barragem. “Piloto saiu ileso”

Um avião de combate a incêndios sofreu esta quarta-feira um acidente quando recolhia água na barragem de Trizio, no concelho de concelho da Sertã, avança a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), perto da barragem de Castelo de Bode como foi avançado inicialmente.

“O piloto saiu ileso, havendo a registar apenas danos materiais”, adianta a ANPC, em comunicado.

O aparelho – um Fire Boss – sofreu o acidente durante uma manobra de “scooping”. O piloto conseguiu sair do avião pelos seus meios e foi a nado até à margem.

“O alerta foi dado às 16h46, tendo sido acionados os meios de socorro, onde se incluiu um avião de reconhecimento e um helicóptero de reconhecimento, avaliação e coordenação ao serviço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que de imediato reconheceram o local por forma identificar a localização do acidente”, explica a Proteção Civil.

O presidente da Câmara de Ferreira de Zêzere, Jacinto Lopes, disse à Lusa que o avião “não bateu em nada”.

O aparelho estava estacionado em Ponte de Sor, distrito de Portalegre, e dirigia-se para o combate a um incêndio rural em Pombal, no distrito de Leiria, onde estão seis meios aéreos, 48 veículos e 180 operacionais.

“As causas do acidente serão apuradas pelas entidades com competência em matéria de investigação de acidentes com aeronaves”, refere a Proteção Civil.

[notícia atualizada às 18h41]

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Comente este artigo
Anterior Caminhadas reabriram cafés e devolveram a vida às aldeias do Tua
Próximo Incêndios: Observatório defende estudo para resolver problema das queimadas

Artigos relacionados

Nacional

Sobreiros e castanheiros em risco. Mais de 40% das espécies de árvores na Europa estão ameaçadas de extinção

Mais de 40% das espécies de árvores da Europa estão ameaçadas de extinção, sobretudo por causa da introdução de espécies invasoras. […]

Dossiers

Produtores de vinho, queijo e fruta com pacote de ajuda da UE

Pacote europeu inclui várias medidas. Destilação de vinho para a utilização do álcool em desinfectantes pode ser elegível para apoios. […]

Notícias cadeia alimentar

Impactos no setor alimentar: para onde nos leva a covid-19? – Miguel Freitas

Se isto não for feito, quando o tsunami passar, estes serão uma parte dos perdedores. Com um forte impacto social em muitas das nossas áreas […]