Acidente com avião de combate a incêndios em barragem. “Piloto saiu ileso”

Acidente com avião de combate a incêndios em barragem. “Piloto saiu ileso”

[Fonte: Rádio Renascença]

Um avião de combate a incêndios sofreu esta quarta-feira um acidente quando recolhia água na barragem de Trizio, no concelho de concelho da Sertã, avança a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), perto da barragem de Castelo de Bode como foi avançado inicialmente.

“O piloto saiu ileso, havendo a registar apenas danos materiais”, adianta a ANPC, em comunicado.

O aparelho – um Fire Boss – sofreu o acidente durante uma manobra de “scooping”. O piloto conseguiu sair do avião pelos seus meios e foi a nado até à margem.

“O alerta foi dado às 16h46, tendo sido acionados os meios de socorro, onde se incluiu um avião de reconhecimento e um helicóptero de reconhecimento, avaliação e coordenação ao serviço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que de imediato reconheceram o local por forma identificar a localização do acidente”, explica a Proteção Civil.

O presidente da Câmara de Ferreira de Zêzere, Jacinto Lopes, disse à Lusa que o avião “não bateu em nada”.

O aparelho estava estacionado em Ponte de Sor, distrito de Portalegre, e dirigia-se para o combate a um incêndio rural em Pombal, no distrito de Leiria, onde estão seis meios aéreos, 48 veículos e 180 operacionais.

“As causas do acidente serão apuradas pelas entidades com competência em matéria de investigação de acidentes com aeronaves”, refere a Proteção Civil.

[notícia atualizada às 18h41]

Comente este artigo

O artigo Acidente com avião de combate a incêndios em barragem. "Piloto saiu ileso" foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Anterior Caminhadas reabriram cafés e devolveram a vida às aldeias do Tua
Próximo Incêndios: Observatório defende estudo para resolver problema das queimadas

Artigos relacionados

Nacional

Contagem decrescente para o encerramento de candidaturas ao Prémio Ecotrophelia Portugal 2018

Equipas de estudantes do Ensino Superior têm até ao dia 13 de abril para submeterem online as suas candidaturas de produtos alimentares eco-inovadores, […]

Últimas

Zagaia – o mais recente herbicida da Sapec Agro Portugal

Trata-se de uma nova solução que vem reforçar a gama de herbicidas da Sapec Agro Portugal.
Zagaia é um herbicida com efeito residual duradouro e sistémico, […]

Últimas

“Somos um país pequeno mas com uma avicultura grande”

[Fonte: Voz do Campo]
A Associação Portuguesa de Ciência Avícola (A.P.C.A) surgiu em 2017 pela necessidade de criar um espaço de debate sobre Ciência Avícola de uma forma mais científica e transversal a toda a sua fileira. […]