Acidente com avião de combate a incêndios em barragem do Algarve

Acidente com avião de combate a incêndios em barragem do Algarve

Um avião de combate a incêndios sofreu um acidente esta quinta-feira à tarde na barragem de Beliche, no concelho algarvio de Castro Marim.

O piloto não sofreu ferimentos e conseguiu chegar à margem, apurou a Renascença junto de fonte da Proteção Civil.

“O alerta foi dado às 18h40, tendo sido acionados os meios de socorro, que de imediato reconheceram o local por forma identificar a localização do acidente. O piloto saiu ileso, havendo a registar apenas danos materiais”, confirmou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em comunicado.

O aparelho em causa é um avião anfíbio médio FireBoss, que sofreu um acidente quando estava a realizar a manobra de recolha de água na barragem de Beliche.

A aeronave encontrava-se estacionada na Base Aérea n.º 11, no distrito de Beja e dirigia-se para o combate a um incêndio rural na freguesia de Cachopo, concelho de Tavira, distrito de Faro. Pelas 19h43, combatiam as chamas 166 bombeiros, 49 viaturas e sete meios aéreos.

As causas do acidente serão apuradas pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários, entidade com competência em matéria de investigação de acidentes com aeronaves, refere a Proteção Civil.

Este é o segundo acidente do género ocorrido este mês com aviões de combate a incêndios em Portugal. A 3 de julho, uma aeronave amarou numa barragem na zona de Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, quando recolhia água para combater um fogo em Pombal. O avião afundou-se e o piloto escapou sem ferimentos.

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Comente este artigo
Anterior MAI diz que responsabilidade do combate aos incêndios cabe a todos
Próximo Avião de combate sofre acidente em barragem no Algarve. Piloto não ficou ferido

Artigos relacionados

Últimas

Promote Pollinators realiza levantamento de iniciativas relacionadas com polinização em Portugal

Portugal tornou-se membro oficial da aliança internacional Promote Pollinators na semana em que se celebraram os polinizadores (22 a 28 de junho, […]

Nacional

15.ª reunião das Redes Rurais Nacionais. Apresentações disponíveis online

A 15.ª reunião das Redes Rurais Nacionais, organizada pelo ponto de contacto da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural e a Rede Rural Nacional Francesa, […]