A Terra e os Homens – Episódio 12

As potencialidades e fragilidades do setor da cortiça em Portugal

O episódio 12 de “A Terra e os Homens” debruça-se sobre o setor do montado de sobro e da cortiça, no qual Portugal se assumia como o maior produtor e exportador mundial, um motivo de orgulho para todos os portugueses envolvidos.

O sistema agroflorestal em que o sobreiro se encontra inserido, também designado por montado, apresentava-se como um sistema estável, em equilíbrio com o meio natural, abrigando uma grande variedade de espécies vegetais e animais.
Contudo, apesar do seu potencial, nem tudo corria bem com o estado de saúde e regeneração dos montados, assistindo-se ao enfraquecimento e morte de milhares de árvores que inquietavam os agricultores.

Os esforços para combater o problema apresentavam-se pontuais e escassos, acreditando-se que a economia nacional pudesse vir a ser severamente afetada, caso não fossem criadas medidas eficientes para o tratamento específico dos montados. O Professor Ferraz, da Universidade do Algarve, presta o seu testemunho e aborda a descoberta do fungo associado a este problema e as práticas no combate ao mesmo.

Mas não são só as doenças dos sobreiros os motivos de preocupação. A gestão dos montados e as práticas culturais continuavam a realizar-se, em muitos casos, de forma descuidada. E os avanços científicos continuavam a fazer-se de forma insuficiente.

O episódio conta com o testemunho de José Vilhena, Emporsil, acerca da expansão territorial das espécies de árvores. Para a grande entrevista, assistimos às declarações de Gonçalves Ferreira, Produtor Florestal que aborda a situação da produção de cortiça em Portugal e os seus contornos. O comentário final ficou a cargo de Sevinate Pinto, Eng. Agrónomo.

A Terra e os Homens – Episódio 11

O artigo foi publicado originalmente em AGRO.GES.

Comente este artigo
Anterior Portugal perde cinco mil hectares de montado todos os anos
Próximo Governo espera "máximo histórico de 600 ME" na exportação de azeite

Artigos relacionados

Últimas

Magos Irrigation Systems inaugura novas instalações em Beja

A Magos Irrigation Systems inaugura, a 20 de Fevereiro, às 17h30, as suas novas instalações na Zona Industrial de Beja, onde passa a contar […]

Dossiers

Síntese estatística do Pedido Único (PU) 2020

O IFAP disponibilizou a Síntese estatística do Pedido Único (PU) 2020 relativa às Candidaturas e aos Atendimentos do Parcelário e Formulários de Identificação do Beneficiário […]

Dossiers

Projeto Floresta da Serra do Açor já plantou 58 mil árvores em terrenos baldios

Celebra-se hoje o primeiro aniversário do projeto Floresta da Serra do Açor, uma iniciativa que junta a Câmara Municipal de Arganil, o Grupo Jerónimo […]