A Terra e os Homens – Episódio 11

SETOR AGRÍCOLA: IMPACTO E RESPONSABILIDADE NA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE

O episódio 11 de “A Terra e os Homens” debruça-se sobre os problemas ambientais relacionados com a agricultura. Sendo que, à data, esta era uma questão que ganhava crescente protagonismo nos debates públicos.

A consciência ambiental e os movimentos de opinião ligados à defesa e preservação do ambiente, desenvolveram-se sobretudo no decurso dos anos 60 como reação à crescente industrialização e deterioração do quadro de vida das populações urbanas.

De acordo com uma evolução natural, os movimentos ecológicos alargaram, abrangendo posteriormente as suas preocupações à proteção das espécies e dos espaços naturais. Assistiu-se  à crescente modernização do mundo, iniciada com o fim da guerra, e assente essencialmente sobre a mecanização, a especialização e o recurso crescente a fatores de produção.

Contudo, esta crescente sensibilidade ecológica e simultânea mutação do mundo agrícola, conduziu a um antagonismo crescente e a uma clivagem, por vezes qualificada como excessiva, entre as várias correntes políticas. Os grandes debates centravam-se na qualidade da água e na exploração intensiva animal e vegetal.

Em entrevista, António Sevinate Pinto, Rhône – Poulenc Agro, aborda a perceção da opinião pública europeia acerca da modernização e desenvolvimento da agricultura no âmbito dos desequilíbrios ambientais, o impacto da agricultura intensiva e extensiva no ambiente, e as políticas a serem tomadas para o futuro da preservação ambiental e da atividade agrícola.

Este episódio conta ainda com o testemunho de Graça Saraiva, do Instituto Superior de Agronomia que disserta sobre o que há ainda por fazer quanto à conservação da natureza neste setor. Elizabeth Duarte, do Instituto Superior de Agronomia reflete acerca dos problemas da poluição química da água, e o comentário da semana ficou a cargo do Professor Universitário Francisco Avillez.

A Terra e os Homens – Episódio 10

O artigo foi publicado originalmente em AGRO.GES.

Comente este artigo
Anterior Medidas adicionais para erradicação da bactéria ‘Xylella fastidiosa’ a partir de 5.ª feira
Próximo Live-stream: Alimentação e Saúde, a outra face da Agricultura, com Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura

Artigos relacionados

Nacional

Produtividade do olival cai 30% face a 2019. Há áreas significativas de olivais tradicionais que não serão colhidas

O Instituto Nacional de Estatística (INE), nas suas previsões agrícolas, a 31 de Outubro, estima uma redução de 30%, face à campanha anterior, quer na azeitona para azeite, quer na de mesa. […]

Nacional

GP PCP: pergunta ao Governo sobre a construção de uma nova barragem no nordeste algarvio

Em julho de 2016, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministério do Ambiente sobre a disponibilidade de água nas barragens de Odeleite e de Beliche e a capacidade de este sistema garantir, […]

Sugeridas

Sabe quem foram os vencedores dos Prémios Vida Rural?

A edição de 2020 dos Prémios Vida Rural homenageou 25 empresas e entidades que contribuíram para a dinamização do regadio nos últimos anos na área de influência de Alqueva. […]