À procura de soluções para a problemática dos plásticos urbanos e agrícolas

À procura de soluções para a problemática dos plásticos urbanos e agrícolas

No dia 8 de abril, pelas 09h30, realiza-se no auditório da EDIA em Beja a conferência final do projeto “PlaCarvões – De Plásticos a Carvões Ativados – Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos” denominada: Do Campo à Mesa | A Circularidade dos Plásticos e a Nova Agricultura.

Atualmente 50% dos resíduos urbanos são refugo e rejeitados, na sua maioria plásticos não recicláveis, cujo destino final é o aterro ou a incineração.

O projeto PlaCarvões, cofinanciado pelo Fundo Ambiental – Repensar os plásticos na economia: desenhar, usar, regenerar (DURe), decorreu durante o ano de 2018 e propõe uma solução de aplicação dos princípios da Economia Circular na cadeia de valor dos plásticos, com a valorização de resíduos de plásticos (plástico agrícola, plásticos descartáveis e fração não valorizada dos RU) através da produção de carvões ativados, podendo estes ser utilizados em tratamento de efluentes agroindustriais e urbanos em unidades de pequena a média dimensão, de base local e regional, tornando um resíduo num produto de elevado interesse económico e ambiental.

Este projeto espelha a preocupação das entidades parceiras – EDIA (proponente), CIMAC, GESAMB, Universidade de Évora – e da região, na busca e concretização de soluções para a problemática dos plásticos urbanos e agrícolas, numa perspetiva de Economia Circular e sustentabilidade.

A Conferência de encerramento tem como objetivo a apresentação de resultados e perspetivas futuras de desenvolvimentos nesta área.

As inscrições podem ser realizadas aqui.

Imagem de Paul Henri Degrande por Pixabay

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior Festival do Vinho do Douro Superior reafirma identidade da região
Próximo Qualidade dos vinhos portugueses vai ser avaliada no Concurso Vinhos de Portugal

Artigos relacionados

Comunicados

INIAV visita Smart Farm e reforça importância das boas práticas agrícolas

Encontro deu o mote para demonstrações sobre o uso seguro e sustentável de produtos fitofarmacêuticos […]

Nacional

Estamos a vender mais vinho… e mais caro

As exportações nacionais de vinho cresceram, entre janeiro e julho de 2019, cerca de 2,5% em valor e 5% em preço médio. […]

Últimas

eAmbroasia: Comissão Europeia cria base de dados única para todas as indicações geográficas

A agricultura tem agora uma base de dados única para todas as indicações geográficas. Criada pela Comissão Europeia, a “eAmbroasia” centraliza todos os produtos protegidos por indicações geográficas (DOP, […]