A EUSPA lança um convite à apresentação de propostas do programa Horizonte Europa para transformar a economia digital, aumentar a resiliência da União e apoiar o Pacto Ecológico

A EUSPA lança um convite à apresentação de propostas do programa Horizonte Europa para transformar a economia digital, aumentar a resiliência da União e apoiar o Pacto Ecológico

O primeiro convite à apresentação de propostas do programa Horizonte 2020 gerido pela Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA) está agora aberto à apresentação de propostas. Com um orçamento global de 32,6 milhões de EUR, o convite à apresentação de propostas tem por objetivo o desenvolvimento de aplicações inovadoras a jusante que tirem partido dos dados do Programa Espacial da UE, nomeadamente Galileo, EGNOS e Copernicus. A data-limite para a apresentação de propostas é 16 de fevereiro de 2022.

O Horizonte Europa é o principal mecanismo de financiamento da UE que facilita a colaboração e reforça o impacto da investigação e inovação na formulação, no apoio e na execução de políticas da UE, respondendo ao mesmo tempo a desafios globais. Mantendo-se fiel à sua missão, linking space to user needs (ligar as tecnologias espaciais às necessidades dos utilizadores), a EUSPA tirará partido deste instrumento para estimular a investigação operacional do Programa Espacial da UE e promover a criação de soluções comerciais de valor acrescentado que contribuam para as políticas e prioridades da União. O convite à apresentação de propostas incide sobre os três domínios que se seguem:

Aplicações do EGNSS e do Copernicus que promovam o Pacto Ecológico Europeu, orçamento total: 14 milhões de EUR

A União Europeia fixou o objetivo de se tonar no primeiro continente a alcançar a neutralidade climática até 2050, no entanto o programa Espacial da UE promete desbloquear desafios e ajudar a União a melhorar o seu desempenho na luta contra as alterações climáticas. Desde ajudar a reduzir as emissões de CO2 até ao combate da exploração madeireira ilegal e o seguimento de derrames de petróleo, o Galileo, o EGNOS e o Copernicus são um recurso decisivo da União Europeia para cumprir o seu ambicioso Pacto Ecológico. As propostas apresentadas no âmbito deste tópico deverão incidir sobre o desenvolvimento de aplicações inovadoras que apoiem os objetivos do Pacto Ecológico e utilizem dados do Galileo, EGNOS e Copernicus.

Aplicações EGNSS para segurança e gestão de crises, orçamento total: 9,3 milhões EUR

As sinergias entre observação da Terra e navegação são cruciais para a preparação, resposta, recuperação e atenuação de catástrofes naturais. Se, lamentavelmente, ocorrerem incêndios, inundações ou terramotos, o acesso a locais precisos e a informações geoespeciais atualizadas são fundamentais para dar uma resposta eficaz à gestão de catástrofes. Este domínio procura desenvolver soluções inovadoras baseadas no Galileo e EGNOS que aumentarão a resiliência da União e ajudarão a prestar uma melhor proteção aos cidadãos. As propostas apresentadas no âmbito deste tópico deverão complementar os produtos fornecidos pelos serviços de gestão de emergências e de segurança do Copernicus e sensibilizar para as vantagens de usar o EGNSS e o Copernicus para a gestão de riscos em situações de emergência e de catástrofe e o EGNSS para cronometria e sincronização para infraestruturas críticas.

Aplicações EGNSS para a era digital, orçamento total: 9,3 milhões EUR

Este domínio visa acelerar a adoção do Galileo e do EGNOS nos mercados de massas e profissionais e a implantação de aplicações com características inovadoras, tais como melhor resistência multicircuito, autenticação, entre outras. As propostas que abordem este tópico deverão maximizar os benefícios públicos, apoiando o desenvolvimento de aplicações que abordarão os desafios sociais prementes em domínios como a saúde, a segurança e proteção dos cidadãos, a mobilidade e a economia da partilha.

Incentiva-se vivamente a utilização de outras componentes espaciais como o Copernicus em todos os tópicos. Ademais, as soluções podem integrar outras tecnologias não espaciais, tais como IdC, megadados, inteligência artificial, drones, 5G, realidade aumentada/mista, etc.

As informações analíticas sobre os convites à apresentação de propostas podem ser consultadas no nosso sítio Web. Incentiva-se os potenciais candidatos a participarem nas nossas primeiras Jornadas de Inovação Espacial a Jusante EUSPA a realizarem-se nos dias 8-9 de novembro de 2021, para ficarem a saber mais sobre o convite.

Sobre a Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA)

A Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA) presta serviços europeus de navegação por satélite seguros e fiáveis, promove a comercialização de dados e serviços dos programas Galileo, EGNOS e Copernicus, e coordena o futuro programa governamental de comunicações por satélite da UE, GOVSATCOM. A EUSPA é responsável pela acreditação de segurança de todas as componentes do Programa Espacial da UE. Ao promover o desenvolvimento de um setor espacial inovador e competitivo e ao colaborar com toda a comunidade espacial da UE, a EUSPA contribui para o Pacto Ecológico Europeu e a transição digital, para a segurança e proteção da União e dos seus cidadãos, reforçando simultaneamente a sua autonomia e resiliência.

 

Comente este artigo
Anterior Produtores de leite protestam com fardo de palha em supermercado de Barcelos
Próximo Estudo destaca envolvimento dos agricultores do Sabugal na produção de castanha

Artigos relacionados

Últimas

Oferta de emprego – Técnico de Projeto – Engenheiro Florestal – Vila Real

Na dependência da Coordenação executiva do ForestWISE e da coordenação do projeto rePLANt compete ao(à) técnico(a) a contratar […]

UE - Organizações

Green Deal & CAP: FE analysis of ComAgri report

1st December 2020
The Common Agricultural Policy (CAP) and the Green Deal (GD) are two of the main flagship European policies that define the current state of play of the institutions. […]

Nacional

Portugal Exportador 2019 está de volta com Angola, Espanha e Alemanha em destaque

O Portugal Exportador 2019 está quase a chegar. A 14.ª edição realiza-se dia 27 de Novembro, das 9 às 19 horas, […]