A Europabio – Associação Europeia das BioIndústrias disponibiliza agora em Português o Guia “Culturas GM e Políticas na UE” .
É apresentado um ponto de situação sobre as Culturas Geneticamente Modificadas (GM) – conhecidas também por transgénicas – no mundo e o seu contexto da realidade na União Europeia. São abordados ainda os seguintes temas: funcionamento do comércio e das aprovações; o cultivo das culturas GM e os seus benefícios; e inovação e propriedade intelectual.
Hoje, provavelmente, está a vestir roupa criada com algodão GM e a comer algo produzido pela biotecnologia. Na Europa, o gado está a ser alimentado com quantidades significativas de rações produzidas com culturas GM, a maioria das quais são cultivadas e colhidas noutros continentes. No entanto, apesar de ter contribuído para a sua criação, a Europa tem feito tudo para expulsar a tecnologia mais rapidamente adotada na história da agricultura.
As culturas GM, também denominadas por vezes como Organismos Geneticamente Modificados (OGM), foram e continuam a ser consideradas seguras, fornecendo múltiplos benefícios. Então, porque é que a União Europeia (UE) e muitos dos seus Estados Membros colocam entraves à utilização desta tecnologia promissora, da qual nós já dependemos?
Este é um guia útil para qualquer pessoa que queira compreender o potencial das culturas geneticamente modificadas para agricultura, para a alimentação, para o ambiente, para a economia e para a sociedade da União Europeia.
O guia com o título original “The Green G-Nome’s Guide to GM crops & policies in the EU” está disponível em Inglês, Espanhol, Francês, Polaco e Português. Em breve este guia estará disponível noutras línguas. Para mais informações consulte o website da Europabio.
Para receber um exemplar impresso por correio, envie-nos um e-mail (geral@cibpt.org) com a sua morada.
(existe um nº limitado de cadernos em papel)
Para mais informações consulte o website do Centro de Informação de Biotecnologia: http://www.cibpt.org
Discussão sobre este post