No dia 5 de dezembro de 2025, assinalando o Dia Mundial do Solo, a Escola Superior Agrária de Santarém acolheu o workshop final dos projetos RedeSusTERRA e SoilLife1st.
A DGADR, em representação da Parceria Portuguesa para o Solo, apresentou a comunicação “Diretiva europeia da monitorização do solo – Diretiva (UE) 2025/2360: contexto, objetivos e principais aspetos”. A nova legislação, recentemente publicada, define pela primeira vez um quadro europeu comum para a avaliação, monitorização e melhoria da saúde dos solos. A sua implementação exigirá a criação, a nível nacional, de um sistema de monitorização tecnicamente sólido e cientificamente robusto, harmonizado com os restantes Estados-Membros da União Europeia.
O encontro reuniu participantes e investigadores envolvidos nos dois projetos, que partilharam resultados, discutiram desafios e reforçaram a importância de preservar, valorizar e melhorar a qualidade do solo para garantir a sustentabilidade dos ecossistemas e da produção agrícola
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.










































