Sérgio Raposo Frade assumiu hoje funções como Presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo (CCCAM), para o exercício do mandato no triénio 2025-2027.
Eleito em Assembleia Geral com mais de 96% dos votos das Caixas Associadas, sucede a Licínio Pina, que liderou o Conselho de Administração Executivo ao longo dos últimos 12 anos. Sob essa liderança, o Grupo Crédito Agrícola concretizou um conjunto de reformas estruturais – desde a profissionalização da gestão das Caixas, ao reforço da representatividade feminina nos Órgãos Sociais e à recuperação de indicadores financeiros fundamentais – que permitiram alcançar, em 2024, um lucro histórico de 438 milhões de euros e um rácio de CET 1 e Fundos Próprios Totais de 24,0%.
Com mais de duas décadas de experiência no sector financeiro e membro do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central desde 2013, Sérgio Raposo Frade exerceu, desde 2017, funções de Chief Financial Officer (CFO). Com um conhecimento profundo da organização e dos seus valores, assume agora a presidência com a ambição de continuar o percurso de crescimento e sucesso do Grupo, de assegurar o contributo do Grupo para o desenvolvimento económico-social das comunidades em que se insere e de o preparar para os desafios de um sector em permanente transformação.
“Assumo esta função com um profundo sentido de missão e de responsabilidade. O trabalho desenvolvido ao longo da última década permitiu colocar o Grupo Crédito Agrícola num patamar de solidez e resultados que muito nos orgulha. É sobre esse alicerce que queremos continuar a construir um futuro com sucesso: um Grupo sólido, competitivo, actual, próximo e sustentável, preparado para responder com ambição aos desafios de um sector em constante evolução. Os nossos clientes e associados e continuarão a ser o nosso foco principal e a base da confiança no Grupo, reforçada com a experiência, produtos e serviços entregues através do melhor de cada uma das nossas pessoas – o nosso principal activo”, refere Sérgio Raposo Frade, Presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central.
O Conselho de Administração Executivo da Caixa Central no mandato 2025-2027 integra ainda os vogais Ana Paula Ramos, Ana Garcia Rodrigues, Filomena Ferraz de Oliveira, João Laranjeira, José Henriques e Rodolfo Varela Pinto.
A nova equipa de gestão inicia funções com o compromisso de reforçar a solidez do Grupo Crédito Agrícola e consolidar a sua identidade enquanto Banco Cooperativo de referência em Portugal. Um Grupo que, ancorado nos seus valores de proximidade, confiança e sustentabilidade, ambiciona continuar a crescer e a contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde está presente.
Tomaram posse os seguintes Órgãos Sociais da Caixa Central para o triénio 2025-2027:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Manuel Valentim Correia Stichaner Lacasta de Jesus (CCAM do Sotavento Algarvio)
Vice-Presidente: Mário Luis Gonzaga Moreira (CCAM de Alenquer)
Secretário: Joaquim Miguel Cruz Mendes (CCAM de Elvas, Campo Maior e Borba)
Conselho Geral e de Supervisão
Presidente: Vitor Fernando da Conceição Gonçalves
Vice-Presidente: João Nuno Marques de Carvalho Mendes
Vogais:
Bernardo Maya Múrias Afonso
Maria Helena Maio Ferreira de Vasconcelos
David José Cabrita Alves (CCAM de Albufeira)
António Manuel de Sousa Pires (CCAM da Batalha)
Cristiana Lopes Lage da Costa Lourenço (CCAM das Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche)
João Gante Gonçalves (CCAM do Centro Litoral)
Conselho de Administração Executivo
Presidente: Sérgio Manuel Raposo Frade
Vogal: Ana Paula Raposo Ramos
Vogal: Ana Maria Nogueira Garcia Rodrigues
Vogal: Filomena Antónia Ferraz de Oliveira
Vogal: João Alexandre Moreira Laranjeira
Vogal: José Manuel de Oliveira Henriques
Vogal: Rodolfo da Fonseca Pignatelli Soares Varela Pinto
Conselho Superior
Presidente – Licínio Manuel Prata Pina (CCAM da Serra da Estrela)
Vice-Presidente – António Manuel Melo Gomes de Sousa (CCAM dos Açores)
Vogais:
José Luis Tirapicos Nunes (CCAM do Alentejo Central)
José Lopes Gonçalves Barbosa (CCAM de Alto Cávado e Basto)
Licínia do Carmo de Oliveira Bugalho (CCAM da Área Metropolitana do Porto)
Elísio Fernando Moreira Brandão (CCAM do Noroeste)
João Lopes de Moura Seixas (CCAM de Trás-os-Montes e Alto Douro)
Armandino José Barbosa da Silva (CCAM do Vale de Sousa e Baixo Tâmega)
António Manuel Ramos Cardoso (CCAM de Vale do Távora e Douro)
Fonte: Crédito Agrícola