37ª Ovibeja vai reforçar a comunicação e o conhecimento sobre a agricultura e o mundo rural

37ª Ovibeja vai reforçar a comunicação e o conhecimento sobre a agricultura e o mundo rural

“Foi muito positivo o balanço da 36ª Ovibeja” que, cada vez mais, se assume como um fórum de cidadania. Rui Garrido, Presidente da Comissão Organizadora anuncia ainda a data da próxima edição da feira: De 29 de Abril a 3 de Maio de 2020.

A Ovibeja é palco de discussão e análise de temas da ordem do dia, como aconteceu nesta edição, sobre alterações climáticas e agricultura, com a presença de investigadores com trabalho reconhecido nacional e internacionalmente. Em 2020, a abordagem aos temas da atualidade vai ser reforçada, através de vários momentos ao longo do ano, em diferentes formatos, com a participação de um leque alargado de especialistas. A temática da Ovibeja vai associar-se, de forma integrada, aos temas a abordar no II Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva que, em data ainda a definir, vai decorrer em Beja, numa organização partilhada entre a ACOS, União dos ADS’s do Alentejo e entidades espanholas da Andaluzia e Extremadura ligadas à produção animal.

Com uma série de iniciativas que estão a ser definidas, a Comissão Organizadora da Ovibeja procura dar a conhecer o papel interventivo da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, não só junto dos seus associados em todo o Sul do Tejo, como da comunidade onde se insere e ainda junto dos participantes e visitantes da Ovibeja. A feira é corolário de um trabalho desenvolvido ao longo do ano, sendo disso exemplo o novo projeto ACOS+, apresentado na 36ª Ovibeja, com o objetivo de acentuar a comunicação sobre o mundo rural e a agricultura sustentável. Dar a conhecer a realidade agropecuária, aproximando-a dos cidadãos, partilhar informação, conhecimento e novos desafios são alguns dos propósitos.

A edição deste ano da Ovibeja ultrapassou o número de visitantes comparativamente a 2018 e registou como muito frutuosa a temática central sobre as alterações climáticas e a agricultura. Foi, como habitualmente, palco da visita de todos os partidos políticos, candidatos às eleições europeias e membros do Governo. Foi inaugurada pelo Presidente da República que, acompanhado pelo Ministro da Agricultura, disse que a projeção nacional e internacional da feira coloca Beja no mapa e elogiou os agricultores e a nova forma de fazer agricultura na região.

Comente este artigo
Anterior Crédito Agrícola prepara prémios para projectos agrícolas inovadores
Próximo Ovibeja 2019 vai reforçar a comunicação e o conhecimento sobre a agricultura e o mundo rural

Artigos relacionados

Comunicados

Negotiations on CAP reform *Monthly News* March-April 2019

[Fonte: Farm Europe]
Negotiations on CAP reform
Monthly News
March-April 2019

European Parliament: Comagri operates a major community reframing of the reform project

 
March was marked by the elaboration of the drafting of the compromise amendments by ComAgri MEPs on the three texts of the reform rapporteurs, […]

Sugeridas

CiB: Alimentos do futuro podem ser produzidos com tecnologia RNAi

[Fonte: CiB]
Chegou ao fim a terceira edição da Conferência anual iPlanta, promovida pelo CiB – Centro de Informação de Biotecnologia e pelo Laboratório de Biotecnologia de Células Vegetais, do ITQB NOVA. Uma das novidades apresentadas foi o controlo, através de RNAi, […]

Comunicados

CNA: Atacar Seca já “rotineira” reclama medidas fora da “rotina”…

[Fonte: CNA – Confederação Nacional da Agricultura]

As condições climatéricas estão a impor a Seca como um contexto dramaticamente já “rotineiro” em que a Agricultura é muito afectada.

Este ano, caso não chova em Abril e Maio, vão ficar
comprometidas as Sementeiras de Primavera e Verão e afectadas vão ficar as
Culturas Permanentes em Pomares, […]