O Azeite do Alentejo vai mostrar-se aos consumidores alemães, entre 19 e 28 de Janeiro, na Semana Verde de Berlim, uma das mais importantes feiras internacionais dedicadas à alimentação e agricultura, que se realiza há 83 anos na capital alemã. O evento junta mais de 1600 empresas e organizações, que se prepararam para mostrar mais de 100 mil produtos alimentares de todo o mundo.
Esta é a primeira vez que o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo – marca presença na Semana Verde de Berlim. Estará no Hall 7.2c, stand nº 109, integrado no stand coletivo da InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro.
Com uma paisagem rica e diversificada, é no Alentejo que se produz 76% do azeite em Portugal. Os consumidores alemães vão poder conhecer as principais variedades de oliveiras autóctones desta região e provar um azeite de qualidade excecional, ainda pouco conhecido neste mercado. O azeite não é o óleo vegetal mais consumido na Alemanha (essa posição é ocupada pelo óleo de colza), mas as suas vantagens nutricionais têm atraído cada vez mais consumidores.
Esta ação de promoção na Semana Verde é organizada no âmbito do projeto de “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, com o qual o CEPAAL pretende reforçar a sua estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados. O objetivo é contribuir para o aumento das exportações, dar visibilidade coletiva a este produto, dinamizar a economia da região e conferir maior competitividade ao setor.
O projeto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos” é co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320.682 euros, dos quais 256.546 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).