2ª Edição Anual do SFCOLAB Fórum Agricultura 4.0: Produzir hoje, Valorizar o amanhã – 30 de julho

2ª Edição Anual do SFCOLAB Fórum Agricultura 4.0: Produzir hoje, Valorizar o amanhã – 30 de julho

Devido à atual situação resultante da pandemia de COVID-19, a sessão será digital e terá lugar no dia 30 de Julho de 2020 pelas 16h00, e abordará os últimos avanços da agricultura digital e como a sua aplicação poderá contribuir para a implementação da estratégia do Prado ao Prato (Farm to Fork).  

Este evento contará com a participação da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque e, ainda Laura Rodrigues – Vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carmo Martins – Secretária Geral do COTHN, Ricardo Cardoso – CEO Agrozapp, José Silvestre – Investigador do INIAV, José Barata – Coordenador Científico do SFCOLAB e Cátia Pinto – Secretária Executiva do SFCOLAB.

A participação é gratuita, mas o registo é obrigatório. Em antecipação à sessão, receberá o link de acesso à plataforma digital para o evento.

→ Inscrição ←

Os objetivos propostos no Pacto Ecológico Europeu e consequentemente na estratégia do Prado ao Prato (Farm to Fork) visam a integração de um roteiro de ações e medidas para fomentar a utilização eficiente dos recursos na agricultura, restaurar e preservar a biodiversidade e reduzir a pegada de carbono; medidas estas que no seu conjunto visam promover um sistema mais saudável e sustentável. Neste contexto, a consecução destes objetivos exige o estabelecimento de soluções inovadoras e sustentáveis apoiadas em novas tecnologias de ponta e assentes numa abordagem holística, do qual a digitalização na agricultura tem um papel capital.

A Associação SFCOLAB tem o prazer de organizar a 2ª Edição Anual do SFCOLAB – Fórum Agricultura 4.0, sob a forma de evento digital para compartir os últimos avanços daagricultura digital e como a sua aplicação poderá contribuir para a estratégia do Prado ao Prato, nomeadamente:

Qual a estratégia planeada por Portugal para contribuir e responder ao roteiro proposto no Prado ao Prato?

Quais os últimos avanços no sensoriamento remoto e a sua importância para uma agricultura sustentável?

Como a digitalização na agricultura pode promover à resiliência no sector agrícola?

Quais as soluções inovadoras baseadas em Big Data para a agricultura sustentável?

Quais as metas propostas para valorizar a digitalização na agricultura em Portugal?

Comente este artigo
Anterior Primeira reunião do Grupo de Trabalho para o Bem-estar Animal
Próximo Declaração da Situação de Alerta face ao risco de incêndio rural

Artigos relacionados

Nacional

Municípios querem políticas públicas para que terras abandonadas sejam aproveitadas

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, defendeu nesta quarta-feira, em Coimbra, a criação de políticas públicas que estimulem a economia no território para que as terras abandonadas possam ser aproveitadas. […]

Eventos

II Simpósio Ibérico de Engenharia Hortícola: Agricultura 4.0 – 4 a 6 de março – Ponte de Lima

[Fonte: APH] O
II Simpósio Ibérico de Engenharia Hortícola (SIbEH2020) decorre de 4 a 6 de Março
de 2020, […]

Nacional

G7 de acordo em ajudar rapidamente países afetados por incêndios na Amazónia

“Há uma verdadeira convergência para dizer: ‘nós concordamos em ajudar o mais rapidamente possível os países que são atingidos pelos fogos’”, […]