2020 sem Feira Agrícola de Lamego

2020 sem Feira Agrícola de Lamego

Desde a sua criação, em 2015, que a APEDOURO sempre se pautou por valores geridos por rigor, seriedade, organização e humildade. A nossa missão com a Feira Agrícola de Lamego sempre foi simples: dotar o Município de novas atividades económicas e socioculturais, para assim dinamizar uma região que há largos anos se vem sentindo parada no tempo.

O resultado, esse ficou à vista, materializado no desenvolvimento e organização da FAL’16, FAL’17, FAL’18 e FAL’19.

A APEDOURO, durante estes anos, sempre soube cumprir todos os protocolos e compromissos detidos com as entidades que reuniu em torno da Feira Agrícola de Lamego, sempre orgulhosos por confiarem na nossa capacidade de trabalho. Neste seguimento, desde setembro de 2019, tomámos a iniciativa de encetar, mais uma vez, um plano de trabalhos para a execução da FAL’20. Iniciámos contactos com todos os parceiros nucleares para esta organização. Sendo incontornável a necessidade de agilizar processos com a Câmara Municipal de Lamego, o seu executivo camarário foi sempre considerado prioritário pela APEDOURO na delineação de mais este evento. Contudo, após dezenas de solicitações para reuniões, completamente ignoradas, e a total falta de compromisso evidenciado para com a APEDOURO, mesmo após inúmeros alertas para a dificuldade logística e necessidade temporal que um evento deste género necessita, nunca estes pedidos foram devidamente atendidos, o que, no nosso entender, demonstra a total indiferença do Município de Lamego por este evento, bem como uma total falta de consideração por uma Associação que, com pouco, sempre fez muito pela cidade de Lamego.

Esta atitude teve tanto de surpreendente como de incompreensível. Em todas as atividades realizadas o bom nome do Município de Lamego sempre foi tratado de forma exemplar pela APEDOURO, quer nos meios de divulgação utilizados – rádio, redes sociais, televisão, jornais, entre outros – quer nos espaços de relevo concedidos durante o evento. Tudo isto porque sempre sentimos ser correto dar este destaque ao elenco camarário do Município de Lamego, pese os contínuos atritos colocados à APEDOURO na organização de um evento que, ano após ano, vinha conquistando o interesse de todos na cidade de Lamego.

Assim, por todos estes motivos, a APEDOURO concluiu que não tem as condições necessárias para a execução da Feira Agrícola de Lamego, em 2020.

Muito terá ficado por fazer, muitas ideias ficarão por desenvolver, pois sabemos que a FAL nunca foi perfeita. No entanto, a diferença entre o que foi realizado e a inércia de não fazer nada é tão grande, mas tão grande, que temos a certeza de que todos estes eventos concretizados foram construídos a pulso, com a motivação e resiliência de um grupo que sempre lutou para produzir uma dinâmica que, desde o princípio, idealizou para a região.

Por fim, não podemos deixar de agradecer, mais uma vez, a todos os que sempre nos apoiaram e acreditaram neste projeto, aos patrocinadores, aos expositores, ao público que todos os anos nos visitou… A todos, da APEDOURO, um sincero obrigado e até breve!

Comente este artigo
Anterior OE2020: PEV propõe mais técnicos no ICNF e avaliação ambiental para aeroporto de Lisboa
Próximo Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais visita proprietários florestais de Oleiros

Artigos relacionados

Nacional

Porque estão a desaparecer as abelhas e os polinizadores?

Parlamento Europeu acaba de divulgar um documento que explica a importância dos insetos polinizadores, o seu impacto na economia e as principais causas do seu desaparecimento. […]

Nacional

Ideias eco-inovadoras? Há um concurso que as premeia

Prémio ECOTROPHELIA incentiva estudantes do ensino superior a desenvolverem produtos inovadores para o setor agroalimentar. Candidaturas estão abertas até 3 de abril. […]

Sugeridas

Pedidos de Estatuto da Agricultura Familiar a partir de sexta-feira – diploma

O reconhecimento do Estatuto da Agricultura Familiar pode ser pedido a partir de sexta-feira por formulário eletrónico enviado à Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), […]