XX Feira do Montado de Portel arranca com Colóquio dedicado ao empreendedorismo – 28 de novembro a 1 de dezembro

XX Feira do Montado de Portel arranca com Colóquio dedicado ao empreendedorismo – 28 de novembro a 1 de dezembro

A Câmara Municipal de Portel, presidida por José Manuel Grilo, realiza a XX Feira do Montado, de 28 de Novembro a 1 de Dezembro.

O evento arranca com o Colóquio “O Empreendedorismo — A Formação e Contratação nas Boas Práticas do Montado”, que se realiza no dia 28 a partir das 14h15, numa organização conjunta entre a Terras Dentro, o ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a autarquia de Portel.

Ainda no primeiro dia da Feira terá lugar, a partir das 18h30, o XIV Concurso Nacional de Caprinos de Raça Serpentina.

Cooperação transfronteiriça

O dia 29 de Novembro é dedicado à cooperação transfronteiriça, com Espanha, sendo marcado pelas XVI Jornadas Ibéricas do Montado.

Já o dia 30 de Novembro arranca com a XVII Montaria ao Javali, organizada pela Associação de Caçadores S. João Baptista.

Pode consultar o programa completo da XX Feira do Montado aqui.

Artesanato, gastronomia e música

Mas a Feira do Montado não é só para profissionais. Conta mesmo com muitas actividades dedicadas ao público em geral. Artesanato, gastronomia, colóquios, concursos, apresentações de projectos sobre a temática, animação, teatro, actividades infantis, desporto, música popular, cante tradicional alentejano e concertos de grandes nomes da música nacional marcam os dias e as noites da Feira do Montado, não esquecendo a “Noite do Concelho”, na qual os artistas da terra têm oportunidade de mostrar o seu talento.

A Feira do Montado é um certame organizado pela Câmara Municipal de Portel que conta já com vinte anos de existência. Nasceu em 2000, de uma vontade determinada de aproveitar uma das maiores potencialidades do concelho, o montado e contribuir para a promoção, valorização e desenvolvimento deste valioso recurso, através de estratégias que em muito poderão contribuir para o desenvolvimento da região.

Expositores

Durante os dias da feira, expositores de diversas empresas do sector florestal, especificamente do sector da cortiça, dos agro-alimentares, restauração e do comércio em geral, têm a oportunidade de promover e comercializar os seus produtos e desenvolver oportunidades de negócio.

A par das diversas exposições promovidas pelas várias entidades, como a Mostra Pecuária de Raças Alentejanas, a gastronomia regional também marca uma forte presença na Mostra Gastronómica Sabores do Montado, na qual os restaurantes participantes têm oportunidade de dar a conhecer o melhor da gastronomia alentejana.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Interreg Europe INVALIS Info-Day - 29 de novembro - Lisboa
Próximo Disciplina financiera de la PAC: Los pagos superiores a 2.000 euros se reducirán un 1,43% por ciento

Artigos relacionados

Dossiers

Cotações – Frutos Frescos – Modo Produção Biológico – Informação Semanal – 1 a 7 Junho 2020

Framboesa – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta de framboesa BIO tem crescido com a procura a acompanhar a […]

Últimas

Quais foram as principais medidas laborais aprovadas?

Decorreu nesta terça-feira a última reunião do grupo de trabalho para a lei laboral, com o PS, o PSD e o CDS a rejeitarem as alterações ao trabalho por turnos, […]

Últimas

Resende promove visitas guiadas pela Rota das Cerejeiras em Flor


Durante os meses de Março e Abril, em plena primavera e com o desabrochar das flores, o Município de Resende promove visitas guiadas pela Rota das Cerejeiras em Flor. […]