Os Encontros do Grupo de Trabalho “Culturas Protegidas em Clima Mediterrânico” da OILB (Organização Internacional para a Proteção Biológica e Integrada) – Secção Oeste-Paleártica têm por objectivos:
(i) a divulgação de resultados da investigação / demonstração desenvolvida pelos investigadores e técnicos que trabalham na proteção de culturas protegidas na Bacia do Mediterrâneo;
(ii) discussão das linhas prioritárias de investigação a desenvolver nos anos seguintes de forma a resolver problemas concretos da produção.
De realçar que esta organização de investigadores e técnicos está voltada para a investigação aplicada à resolução dos problemas de proteção nas diferentes culturas distribuídas pelos diversos Grupos de Trabalho (por cultura e/ou estratégias de proteção). Nestes encontros, que decorrem de 3 em 3 anos, há visitas técnicas a explorações agrícolas o que permite tomar contacto com a realidade produtiva da região onde o encontro decorre.
A próxima reunião do Grupo de Trabalho Culturas Protegidas em Clima Mediterrânico irá decorrer em Oeiras, no auditório do INIAV, de 4 a 7 de setembro de 2018, organizado pelo ISA, INIAV, ESAS, COTHN, APH, FCUL e pela empresa Mariquita da Viola, e terá como tema “Pest control in Mediterranean greenhouses under the pressure of climate change and invasive species”.
Além dos objetivos comuns a todas as reuniões, neste próximo encontro serão discutidas as “IOBC IP guidelines for protected crops” (normas da OILB para a proteção integrada em culturas protegidas) já existentes para muitas outras culturas.
Este encontro está aberto a técnicos e a agricultores portugueses. Em Rehovot, Israel, local do último encontro, em setembro de 2015, estiveram presentes técnicos e agricultores daquele país que tomaram parte nas discussões. Desejamos que a participação de investigadores, técnicos e agricultores portugueses no encontro a decorrer em setembro seja também relevante.