XIII Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória – 8 e 9 de maio

XIII Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória – 8 e 9 de maio

As XIII Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, este ano subordinadas à temática “Otimização de Recursos – Saúde, Sustentabilidade e Produção”, vão realizar-se no fim de semana de 8 e 9 de maio, na Sociedade Filarmónica da Vila Nova, cumprindo todas as normas e recomendações impostas pelas Autoridades de Saúde Pública.

Depois de, no ano passado, o evento ter sido cancelado por motivos relativos à situação epidemiológica e de confinamento vigentes, a Câmara Municipal da Praia da Vitória volta a reunir os parceiros do setor agropecuário (Associação Agrícola da Ilha Terceira, Associação de Jovens Agricultores Terceirenses, a Cooperativa Bioazórica, a FruterCoop e o Governo Regional) para a realização das jornadas que há mais anos consecutivos debatem o setor da agricultura na Região.

Fruto das circunstâncias atuais, o programa das Jornadas foi reduzido de três para dois dias, bem como algumas das participações e palestras serão proferidas através da utilização de novas ferramentas de comunicação online. A organização do certame está também a trabalhar no sentido de conseguir que as Jornadas possam ser transmitidas através de canais digitais para abranger o maior número de pessoas interessadas.

As Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória 2021 debaterão temáticas como “Comparação de custos e maneios alimentares em explorações de leite da ilha Terceira (pelo Dr. José Carlos); “Eficiência reprodutiva nas explorações leiteiras” (pelo Dr. Leandro Pires); “Valorização do leite dos Açores” (pelo Dr. Eduardo Vasconcelos); “Valorização da carne de bovino dos Açores” (pelo Eng. Paulo Costa) e será feita uma análise ao “Setor Agrícola nos Açores” (por Jorge Rita, Presidente da Federação Agrícola dos Açores), temas a analisar e debater no primeiro dia.

Já no dia 9 de maio, destaque para as palestras do Dr. Jonas Gomes relativas ao “Impacto das alterações alimentares na saúde” e do Prof. Doutor David Horta Lopes sobre “O Futuro da fruticultura nos Açores”, isto antes do debate sobre estas temáticas e da sessão de encerramento onde participarão o Presidente da Bioazórica (Miguel Garcia), o Presidente da FruterCoop (Paulo Rocha), o Presidente da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses (Anselmo Pires), o Presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira (José António Azevedo), o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (Tibério Dinis) e o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural (António Ventura).

Todos os painéis e a moderação dos debates estarão a cargo do jornalista da RTP/Açores Francisco Faria.

As XIII Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória terão início no sábado, dia 8 de maio, pelas 19h15 com uma intervenção do Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova, Vasco Lima.

Comente este artigo
Anterior Webinar: Xylella fastidiosa, um grave problema fitossanitário a combater - 6 de maio
Próximo 'Cocktails' com Vinho do Porto passam a ter marca Portonic

Artigos relacionados

Nacional

Ovelhas vieram a Lisboa defender o queijo da Serra – Video

[Fonte: TVI 24]
No centro de Lisboa, vinte e quatro ovelhas e um carneiro, pastores e produtores desfilaram em defesa do genuíno queijo da Serra.

Nacional

DGAV disponibiliza Sistema de Gestão das Autorizações de Produtos Fitofarmacêuticos

Já está operacional o Sistema de Gestão das Autorizações de Produtos Fitofarmacêuticos (Sifito), disponibilizado pela Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). […]

Eventos

XXVIII Congresso da FEFAC- 8 e 9 de Junho 2017 – Córdoba

A IACA, a Associação Portuguesa Dos Industriais De Alimentos Compostos para Animais, divulga o Programa e o site específico do XXVIII Congresso da FEFAC, […]