‘Cocktails’ com Vinho do Porto passam a ter marca Portonic

‘Cocktails’ com Vinho do Porto passam a ter marca Portonic

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) anunciou a autorização do uso da marca Portonic para identificar as bebidas feitas com vinho do Porto, com vista à proteção desta denominação de origem.

“O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) autoriza o uso da marca Portonic para identificar e individualizar bebidas elaboradas com vinho do Porto, denominadas frequentemente por cocktails”, refere um comunicado enviado pelo IVDP na segunda-feira.

Assim, a entidade autoriza o uso da marca Portonic, no sentido de garantir a “proteção da denominação de origem Porto”.

Para que seja autorizado o uso da marca, que pode ser usada em garrafa, lata ou outros tipos de recipiente, o IVDP terá de aprovar previamente a rotulagem, a embalagem e a própria bebida, esclareceu o instituto.

Deste modo, no que diz respeito à rotulagem, a aprovação limita-se “às suas competências, designadamente de proteção da marca em causa, da imagem e do prestígio da denominação de origem Porto, bem como da qualidade e características da bebida que ostenta a marca e qualquer informação enganosa ou suscetível de gerar confusão no consumidor”, explicou o IVDP.

Quando a bebida elaborada com Vinho do Porto estiver pronta para ser distribuída no mercado, o IVDP terá de efetuar uma análise laboratorial (organolética e físico-química), bem como comprovar que foi inteiramente embalada no interior da Região Demarcada do Douro ou do Entreposto de Vila Nova de Gaia.

“Esta autorização visa criar novas formas de consumo que permitam conquistar relevância junto do público jovem, através de novas experiências associadas ao convívio e aos bons momentos da vida”, referiu o presidente do IVDP, Gilberto Igrejas, em comunicado.

Comente este artigo
Anterior XIII Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória - 8 e 9 de maio
Próximo Live: Boas Práticas na Preparação das Caldas e no Uso dos Equipamentos de Aplicação em Vinha

Artigos relacionados

Comunicados

Agricultura – Novo Ciclo Mais Exigente

Conhecida a composição do novo Governo, a CONFAGRI saúda todos os seus titulares e muito especialmente a Ministra da Agricultura […]

Sugeridas

Exportação de Coelhos para o Chile

Demonstrado que foi em junho de 2020 o interesse de Portugal nesta exportação, foi efetuado contacto junto dos Serviços Veterinários Oficiais do Chile, no sentido de obter a indicação dos […]

Últimas

Comissão AGRI: Disponível webstreaming da audiência “Capacitar a inovação para uma agricultura sustentável”

A Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, com a participação da ENVI e da JURI, organizou a 16 de março uma audiência pública sobre o tema “Capacitar a inovação para uma agricultura sustentável”. […]