Alentejo XXI promove workshop em Beja sobre combate às alterações climáticas no Alentejo e em Cabo Verde, e tem transmissão ao vivo.
A Alentejo XXI – Associação de Desenvolvimento Integrado do Meio Rural, de Beja, em colaboração com o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), convida todos os interessados a participar no workshop intitulado por “Combate às alterações climáticas – Experiências de Cabo Verde e Alentejo”. A sessão irá decorrer no próximo dia 19 de junho de 2024, quarta-feira, pelas 14h00, no Auditório
da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), em Beja, e com transmissão ao vivo pelo YouTube. O evento pretende abordar os desafios climáticos nas duas áreas geográficas, e dar a conhecer a gestão territorial e as boas práticas que estão a ser desenvolvidas para os enfrentar, nomeadamente ao nível da
produção agrícola e produção animal.
No mês em que se assinalam os Dias Mundiais do Ambiente (5 junho) e do Combate à Seca e à Desertificação (17 de junho), ambos proclamados pelas Nações Unidas, com o objetivo de ligar o meio ambiente e o desenvolvimento, à gestão sustentável da terra, promovendo a consciencialização pública, pretende-se com este workshop proporcionar um espaço de partilha de experiências entre Cabo Verde e o Baixo Alentejo, extensível ao Algarve Central, promovendo o debate sobre estratégias eficazes para enfrentar os desafios climáticos com foco na gestão territorial e nas áreas agrícolas, e no seu desenvolvimento sustentável.
Através da participação de especialistas e empresários das duas latitudes, serão discutidas estratégias de adaptação e mitigação às alterações climáticas abordando práticas sustentáveis ao nível do solo, dos sistemas de produção animal, da produção agroflorestal e mitigação dos efeitos no montado, entre outras. Serão apresentados casos concretos de projetos implementados e replicáveis, bem como ferramentas atuais, e futuras, exploradas para o combate climático.
O principal objetivo deste evento é fortalecer as redes de cooperação estratégica entre agentes económicos locais para melhorar as suas actividades, produtos e serviços. Além de pretender capacitar agentes de desenvolvimento local de Cabo Verde, através de estratégias e promoção de marketing dos territórios, dos produtos envolvidos na cooperação e dos agentes locais, como forma de favorecer a atratividade turística.
A sessão irá realizar-se no Auditório da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e será transmitida em direto pelo canal de YouTube do CEBAL. A participação no evento é gratuita, mas requer registo prévio obrigatório. É destinada a empresas e associações do setor, empreendedores e a todos os interessados no tema.
Esta iniciativa insere-se no projeto “Capacitar e Promover para Desenvolver”, cofinanciado pelo PDR2020, no âmbito da Medida 10.3: Cooperação interterritorial e transnacional dos Gabinetes de Ação Local (GAL), que visa contribuir para o desenvolvimento económico dos territórios rurais, promovendo a partilha de experiências e a inovação na agricultura, nos produtos locais, no turismo e na organização institucional, nas regiões de Cabo Verde, Baixo Alentejo e Algarve Central. Tem como parceiros a Alentejo XXI, a Terras do Baixo Guadiana, a Rota do Guadiana e a In Loco.
A Alentejo XXI, promotora desta iniciativa, é uma associação fundada em 1995 como entidade sem fins lucrativos, que se foca no desenvolvimento integrado do meio rural do concelho de Beja e zonas limítrofes, em articulação com os centros urbanos. Ao reunir diversas entidades e instituições, promove iniciativas de desenvolvimento regional, com o intuito de projetar o potencial do território, mitigar o isolamento, revitalizar e diversificar a economia, valorizar o território de forma sustentável e fortalecer a sua identidade, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar da população.
Após preenchido o formulário de inscrição, será enviado um link para o e-mail, onde terá o acesso à transmissão ao vivo no YouTube do CEBAL.