Primeira edição do novo festival dedicado ao turismo e fotografia de natureza confirmou expectativas e afirma o Grande Vale do Côa como destino de referência para os amantes da natureza.
A primeira edição do novo festival WILDER CÔA, organizado pela Rewilding Portugal, terminou com um balanço extremamente positivo, reunindo mais de 100 participantes ao longo de três dias de atividades dedicadas ao turismo de natureza, fotografia de vida selvagem e conservação da natureza. A forte adesão levou a organização a confirmar desde já uma segunda edição, marcada para 1 a 3 de outubro de 2027.
O festival, que aconteceu sempre no Cró Hotel, no Sabugal, e na zona envolvente, começou logo na noite de 9 de junho com duas atividades esgotadas: uma sessão de moth trapping (monitorização e identificação de borboletas noturnas) orientada por Fernando Romão e uma saída de fotografia noturna liderada por João Cosme.
Fotografia, conservação e turismo de natureza em debate
Após a abertura oficial, Fernando Teixeira, Diretor de Comunicação e Enterprise da Rewilding Portugal, apresentou a estratégia de marketing territorial por detrás da Rede Côa Selvagem, destacando o trabalho desenvolvido para posicionar o Grande Vale do Côa como destino de referência para o turismo de natureza.
O programa prosseguiu com mesas-redondas sobre a Rede Côa Selvagem, interioridade, fotografia de natureza, conservação e turismo, contando com diversos especialistas e nomes de referência. Entre os vários momentos do programa destacou-se o debate sobre a Rede Côa Selvagem e os desafios da interioridade, que contou com a participação de Anabela Martins, Andrea Carneiro, Tiago Alves e Elsa Gavinho. Os participantes tiveram ainda oportunidade de conhecer melhor o projeto da revista Primitiva, apresentado por Luís Octávio Costa e Fábio Alves, uma nova publicação dedicada às viagens e ao território que se vai evidenciando no mercado pela diferença e pela capacidade de ousar.
A tarde prosseguiu com debates dedicados ao papel da fotografia de natureza ao serviço da conservação, da sensibilização e da denúncia ambiental, contando com a participação de Luís Quinta, Albano Soares e Ricardo Lourenço.
Um dos momentos mais aguardados do evento foi a intervenção do fotógrafo espanhol Francisco Márquez, da Unicorn Films, convidado internacional desta primeira edição, que partilhou a sua experiência profissional e alguns dos projetos que o tornaram uma referência internacional na fotografia de natureza.
A última mesa-redonda do dia centrou-se na relação entre turismo de natureza, birdwatching e fotografia de vida selvagem, analisando as oportunidades e os desafios que estes segmentos enfrentam na região. O painel contou com as intervenções de Mário Cunha, João Ministro e Luís Coelho.
O segundo dia terminou com a exibição do documentário “Côa Mais Selvagem”, seguida de uma sessão de perguntas e respostas com o realizador João Cosme e o produtor Fernando Teixeira.
Saídas de campo e entrega de prémios – Renato Lainho é o Fotógrafo Rewilding do Ano
No último dia do festival, os participantes tiveram oportunidade de explorar o território através de duas saídas de campo. Uma das atividades levou os participantes até à área rewilding do Vale Carapito, em Vilar Maior, numa visita guiada por Fernando Romão. Em simultâneo, decorreu uma saída fotográfica à área rewilding do Paul de Toirões, orientada por João Cosme.
Estas experiências permitiram dar a conhecer alguns dos projetos de restauro ecológico em curso na região e demonstrar o potencial do território para o turismo de natureza e a fotografia de vida selvagem.
O encerramento do WILDER CÔA ficou marcado pela cerimónia de entrega de prémios da 6.ª edição do Rewilding Photo Contest, um dos mais relevantes concursos de fotografia de natureza realizados em Portugal. O grande vencedor da edição foi Renato Lainho, distinguido com o título de Fotógrafo Rewilding do Ano.
Os restantes vencedores foram:
- Jovem Fotógrafo – 1.º Francisco Jambas; 2.º Pedro Rosa; 3.º Marco Rocha
- Rios Livres – 1.º Henrique Afonso; 2.º Pedro Lemos; 3.º Miguel Nascimento
- Paisagens Naturais – 1.º Ricardo Lourenço; 2.º Miguel Nascimento; 3.º José Rosado
- Fauna – 1.º Marco Neves; 2.º Tiago Duarte; 3.º Gonçalo Ferreira
- Flora e Fungos – 1.º Hugo Amador; 2.º Jorge Costa; 3.º Nuno Moreira
As fotografias premiadas e finalistas estiveram expostas ao longo do evento, contribuindo para valorizar o talento dos participantes e reforçar a ligação entre fotografia e conservação da natureza, e assim ficarão nos próximos meses no Cró Hotel.
Parceiros fundamentais para o sucesso do evento
A organização agradece a todos os patrocinadores e parceiros que contribuíram para o sucesso desta primeira edição, com um agradecimento especial ao Cró Hotel pela hospitalidade e acolhimento do evento, bem como ao Município do Sabugal pelo apoio logístico, nomeadamente ao nível do transporte para as saídas de campo.
Com uma primeira edição marcada pela elevada participação, pela qualidade dos conteúdos apresentados e pelo entusiasmo demonstrado pelos participantes, o WILDER CÔA dá agora início aos preparativos para a sua segunda edição, prometendo manter todas as componentes que marcaram esta estreia e acrescentar novas surpresas para 2027.
Mais do que um festival de fotografia e natureza, o WILDER CÔA afirmou-se como uma plataforma de promoção territorial alinhada com a visão da Rede Côa Selvagem, contribuindo para valorizar o Grande Vale do Côa como destino de excelência para o turismo de natureza.
Fonte: Rewilding Portugal














































