O pinheiro-manso é cada vez mais frequentemente explorado com o recurso a novas técnicas de gestão florestal, tendo em vista a obtenção de uma maior e mais regular produção de pinha e pinhão. Subsistem, no entanto, muitas lacunas no conhecimento da utilização de algumas destas técnicas no pinhal-manso, nomeadamente da fertilização.
O Grupo Operacional FERTIPINEA surgiu com o intuito de gerar informação que permitisse a elaboração de recomendações de fertilização racionais para povoamentos de pinheiro-manso em sequeiro e regadio, baseadas nos meios de diagnóstico do estado de fertilidade do solo (análise de terra) e de nutrição das árvores (análise das agulhas).
Foram, assim, estabelecidos valores de referência para a interpretação dos resultados da análise das agulhas e preparadas tabelas com as recomendações fertilização para a instalação dos povoamentos, para os povoamentos jovens e para os povoamentos em fase de produção de pinha.
Na presente comunicação serão apresentados estes resultados, bem como as principais atividades desenvolvidas no âmbito deste Grupo Operacional.
A inscrição é gratuita mas obrigatória
Data: Terça – feira, dia 5 de abril de 2022
Horas: 14.30h – 15.30h