Vinhos de Portugal reforçam aposta no Reino Unido

Vinhos de Portugal reforçam aposta no Reino Unido

O Reino Unido é o mercado em foco esta semana na estratégia de promoção externa da ViniPortugal. Reforçar os laços históricos entre os dois países e posicionar a qualidade dos Vinhos Portugueses junto de profissionais do sector e dos consumidores são os objectivos a concretizar com a organização da Grande Prova Vinhos de Portugal em Londres, no dia 27 de Fevereiro, e a participação no Decanter Spain & Portugal Fine Wine Encounter, que tem lugar no dia 29 de Fevereiro.

Constituindo a prova há mais tempo organizada pela ViniPortugal em mercados de exportação, a Grande Prova Vinhos de Portugal em Londres apresenta-se renovada na edição de 2020. O evento vai ter lugar este ano em Brick Lane, na Boiler House, reunindo 72 produtores nacionais, oriundos de várias regiões vitivinícolas, incluindo Açores e Madeira, que vão dar a conhecer novidades e novas colheitas a retalhistas, responsáveis de compras da grande distribuição e sommeliers.

A prova pretende dar a conhecer a diversidade e qualidade dos Vinhos Portugueses através de quatro mesas temáticas – “Master of Blends” (afirmar Portugal como um país que domina a arte do blend de várias castas); “Organic Wines” (capacidade de produção de vinhos biológicos em linha com a tendência mundial de vinhos orgânicos); “Atlantic Influence” (contributo da influência atlântica nos Vinhos Portugueses); “Whites to Excite” (Para além dos tintos, Portugal é também um País produtor de vinhos brancos de excelente qualidade).

O programa para profissionais fica completo com a realização de duas masterclasses, orientadas por Sarah Ahmed, a maior especialista e conhecedora de Vinhos Portugueses no Reino Unido, e Piotr Pietras MS, distinguido em 2017 como “O Melhor Jovem Sommelier do Mundo”.

Após o programa para profissionais, a Grande Prova de Vinhos de Portugal em Londres contará com uma prova para mais de 400 consumidores, que contará com a moderação do grupo “Three Wine Men”, formado pelos jornalistas ingleses Oz Clarke OBE e Olly Smith, que colocarão os produtores nacionais em diálogo e a partilhar experiências e conhecimento sobre os Vinhos Portugueses com os consumidores britânicos, num ambiente informal e descontraído.

Dois dias após esta prova, no dia 29, a ViniPortugal leva 36 produtores portugueses ao “Decanter Spain & Portugal Fine Wine Encounter”, um evento destinado a consumidores finais. É esperada a presença de mais de 1.000 participantes, incluindo leitores da prestigiada revista Decanter. Portugal organiza uma prova comentada pelo único Master of Wine de língua portuguesa, Dirceu Vianna Jr MW.

O Reino Unido é o 3.º mercado dos Vinhos Portugueses em valor e é um mercado prioritário para a marca “Wines of Portugal”. Em 2019 este mercado representou 77,7 milhões de euros em exportações, crescendo 3% em valor face ao ano transacto.

Em 2019 as exportações de Vinhos Portugueses atingiram o valor de 820 milhões de euros, um novo máximo histórico, que representa um aumento de 2,5% face ao ano anterior. França, Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Alemanha formam o top-5 dos mercados de destino dos Vinhos Portugueses. Em termos globais, Portugal ocupa a 9.ª posição no top-10 dos maiores exportadores mundiais de vinho. Neste ranking, liderado pela França, Portugal está posicionado, em valor, atrás da Nova Zelândia e à frente do Reino Unido. Em volume, Portugal ocupa a mesma posição, ficando atrás dos Estados Unidos, mas supera a Argentina.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior UÉ no desenvolvimento de sistema operacional para a avaliação de risco natural de ignição de incêndios
Próximo Nuno Russo: “Não podemos negar o valor da informação, seja na produção, na comercialização e na promoção de bens, pois a informação permitirá valorizar o que produzimos.”

Artigos relacionados

Últimas

Lezírias. A maior quinta do país troca de líder amanhã

Os 18 mil hectares da Companhia das Lezírias vão ser geridos, a partir de amanhã, pelo professor da Universidade de Évora, António de Sousa, que sucede a António Saraiva. […]

Últimas

Ainda haverá Portugal 2020 em 2020?

As oportunidades de co-financiamento continuam a existir. Importa aproveitá-las atempadamente antes que o seu prazo termine até porque não é claro que em 2020 sejam abertos novos concursos. […]

Últimas

Medidas de Prevenção para a Peste Suína Africana

A DGAV alerta para a necessidade de serem implementadas Medidas de Prevenção para a Peste Suína Africana em cumprimento das determinações legislativas comunitárias. […]