As talhas de vinho das adegas de Ervidel, no concelho de Aljustrel (Beja), vão ser abertas, no fim de semana, durante a edição deste ano da feira Vin & Cultura, que visa promover esta técnica “ancestral”.
Música, gastronomia, artesanato, exposições, a rota das adegas e as provas de vinho são alguns dos destaques do certame, organizado pela Câmara de Aljustrel, com o apoio da Junta de Freguesia de Ervidel, para dar a conhecer “um dos produtos mais emblemáticos” da região e “valorizar o mundo rural”.
“Colocamos sempre expetativas altas em todas as edições da Vin & Cultura, um certame que se tem vindo a afirmar pelas suas características próprias, ligadas ao vinho de talha produzido ainda com métodos ancestrais em Ervidel”, sublinhou à agência Lusa o presidente do município alentejano, Carlos Teles.
O autarca acrescentou que, ao longo destes dias, se cria em ervidel “um espírito muito próprio à volta do vinho”.
“É uma feira a que os aljustrelenses já se habituaram a ir fazer as suas compras e, ao mesmo tempo, apreciar um rico e diversificado programa cultural”, frisou.
A inauguração oficial da edição deste ano da Vin & Cultura está agendada para as 15:00 de sábado, mas a festa começa logo na sexta-feira, com animação, a partir das 19:30, nas adegas do Varrasquinho, do Lobo, do Chaveiro e do Chico Lopes.
A música é um dos grandes destaques do programa, com a atuação, durante os dois dias, de diversos grupos corais e de música tradicional alentejana.
Pelo palco principal, na adega coletiva, vão ainda passar, na noite de sábado, Pedro Mestre & Outros Cantes do Sul, Oh My Dog e o dj Ti Manel e, no domingo, Adiafa.
Para quem quiser degustar os ‘néctares’ extraídos este ano das talhas estão previstas duas rotas pelas adegas de Ervidel, uma no sábado e outra no domingo, ambas pelas 16:30.
Gastronomia, ‘showcookings’ e mostras de artesanato e de produtos tradicionais são outros dos atrativos da Vin & Cultura.