Mas, não se preocupe, é inofensiva. O pior que pode acontecer é entrar em competição com as outras. A culpa é das alterações climáticas.
Num primeiro olhar até pode parecer uma abelha igual às outras. Mas está longe disso. Em primeiro lugar pelo seu tamanho: a convencional obreira é inferior a 2 milímetros; esta ultrapassa os 2 centímetros. Mais: esqueça a convencional imagem de um enxame. Esta espécie é solitária, anda sozinha e cada uma faz o seu ninho. Chama-se abelha gigante de resina (o nome científico é Megachile sculpturalis) e é a primeira espécie de abelha exótica a ser documentada na Europa.
Originária da Ásia, foi detetada pela primeira vez em França ainda em 2008 – presume-se que terá viajado em paletes de madeira por via marítima. Dez anos mais tarde, em 2018, chegou à Península Ibérica (à região da Catalunha), tendo já colonizado grande parte dos países da Europa central. Os seus registos aumentaram 10 vezes nos últimos anos, segundo um estudo publicado recentemente na revista científica Science of the Total Environment. Daí que se considere uma espécie invasora – “aquelas que sem intervenção do […]