Valorfito lança campanha para incentivar pequenos agricultores à entrega das embalagens vazias de pesticidas

Valorfito lança campanha para incentivar pequenos agricultores à entrega das embalagens vazias de pesticidas

Por amor à terra é o lema do Valorfito, o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, que dá nome à campanha de sensibilização que tem como objectivo principal chegar aos agricultores de minifúndio, nas regiões cuja adesão à entrega das embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos se tem revelado mais difícil.

Explica a ANIPLA — Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas, responsável pelo Valorfito, que, em 2019, o Sistema conta com as parcerias do Município de Cantanhede e com a rede Agriloja, para atingir este objectivo.

No Município de Cantanhede foi aplicado um modelo assente nas juntas de freguesia como pólos de distribuição de informação junto dos agricultores, envolvendo também os pontos de retoma como locais de recepção destes resíduos de embalagem.

Sensibilização aos clientes da Agriloja

Na rede Agriloja, o Valorfito desafiou as equipas das lojas de Alcobaça, Beja, Castelo Branco, Caldas da Rainha, Évora, Leiria, Mafra, Pombal, Portalegre, Santiago do Cacém, Torres Vedras, Torres Novas e Viseu, a aumentarem a sensibilização aos clientes de produtos fitofarmacêuticos, para que estes entreguem as embalagens vazias dos mesmos, devidamente lavadas.

Em ambos os casos, de forma a incentivar a primeira entrega de embalagens vazias, o Valorfito oferece um par de luvas de nitrilo, próprias para o manuseamento seguro de produtos fitofarmacêuticos.

Dentro de um ano, o Valorfito fará um balanço desta iniciativa, tendo como expectativa um efectivo aumento da recolha de embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos nestas regiões, resultado do investimento efectuado na sensibilização dos agricultores para os benefícios da entrega deste tipo de embalagens e para uma cada vez maior segurança na utilização dos produtos fitofarmacêuticos.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Revista Agrotejo 2019
Próximo Roda de Diálogos: Produzir e Consumir Local - 28 de novembro - Vinhais

Artigos relacionados

Sugeridas

Crédito Agrícola incentiva exportação em feira internacional do sector hortofrutícola

O Crédito Agrícola vai marcar presença na maior feira internacional do sector de frutas e hortícolas que se realiza em Madrid de 22 a 24 de Outubro, […]

Últimas

MicroAlgae Solutions Índia galardoada com o prestigiado prémio Liderança Tecnológica 2019

A MicroAlgae Solutions India Pvt. Ltd. (MASI), filial da Algaenergy na Índia, foi galardoada com o prestigiado prémio Liderança Tecnológica 2019, […]

Últimas

Uma aeronave “inteligente” para ajudar no combate a incêndios

Projecto Firefront é uma parceria de seis entidades portuguesas e ainda está em fase de desenvolvimento. A aeronave terá um sistema capaz de detectar focos de incêndio e fazer uma previsão da evolução das frentes do fogo
Uma equipa de investigadores está a desenvolver uma tecnologia para melhorar a detecção, […]