Valorfito lança campanha para incentivar pequenos agricultores à entrega das embalagens vazias de pesticidas

Valorfito lança campanha para incentivar pequenos agricultores à entrega das embalagens vazias de pesticidas

Por amor à terra é o lema do Valorfito, o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, que dá nome à campanha de sensibilização que tem como objectivo principal chegar aos agricultores de minifúndio, nas regiões cuja adesão à entrega das embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos se tem revelado mais difícil.

Explica a ANIPLA — Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas, responsável pelo Valorfito, que, em 2019, o Sistema conta com as parcerias do Município de Cantanhede e com a rede Agriloja, para atingir este objectivo.

No Município de Cantanhede foi aplicado um modelo assente nas juntas de freguesia como pólos de distribuição de informação junto dos agricultores, envolvendo também os pontos de retoma como locais de recepção destes resíduos de embalagem.

Sensibilização aos clientes da Agriloja

Na rede Agriloja, o Valorfito desafiou as equipas das lojas de Alcobaça, Beja, Castelo Branco, Caldas da Rainha, Évora, Leiria, Mafra, Pombal, Portalegre, Santiago do Cacém, Torres Vedras, Torres Novas e Viseu, a aumentarem a sensibilização aos clientes de produtos fitofarmacêuticos, para que estes entreguem as embalagens vazias dos mesmos, devidamente lavadas.

Em ambos os casos, de forma a incentivar a primeira entrega de embalagens vazias, o Valorfito oferece um par de luvas de nitrilo, próprias para o manuseamento seguro de produtos fitofarmacêuticos.

Dentro de um ano, o Valorfito fará um balanço desta iniciativa, tendo como expectativa um efectivo aumento da recolha de embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos nestas regiões, resultado do investimento efectuado na sensibilização dos agricultores para os benefícios da entrega deste tipo de embalagens e para uma cada vez maior segurança na utilização dos produtos fitofarmacêuticos.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar .

Anterior Revista Agrotejo 2019
Próximo Roda de Diálogos: Produzir e Consumir Local - 28 de novembro - Vinhais

Artigos relacionados

Últimas

Paulo Alves quer «novas oportunidades de negócio e novos públicos» para Monchique

Paulo Alves, no terceiro lugar a contar da esquerda, na conferência “Novos Desafios para a Coesão Territorial”

Paulo Alves, candidato do PS à […]

Formações

Curso de Formação “Solo e Hidrologia ao nível de uma herdade” – 6 de Setembro 2018 – Mértola

É já no próximo dia 6 de setembro que se realizará, na sede da ADPM Mértola, uma formação subordinada ao tema “Solo e Hidrologia ao nível de uma herdade”. Esta ação, destinada a agricultores e não só, contará com a presença de especialistas nestas matérias, […]

Dossiers

AMFAR propone medidas para incentivar la presencia de mujeres en la nueva PAC

La Federación de Mujeres y Familias del Ámbito Rural, AMFAR, ha participado en la reunión convocada por el Ministerio de Agricultura en Madrid, […]