Vale de Sousa: Confagri debate Política Agrícola Comum pós 2020 na Agrival

[Fonte: Agricultura e Mar]

A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal organiza, no próximo dia 26 da Agosto, pelas 10 horas, o seminário “A Política Agrícola Comum pós 2020: Ponto de situação e as Implicações para a Região Norte”, no âmbito da 40.ª Edição da Agrival – Feira Agrícola do Vale de Sousa.

A Agrival, a feira agrícola de maior relevância no concelho de Penafiel e uma das mais importantes do País, decorrerá entre os dias 23 de Agosto e 1 de Setembro.

A entrada no Seminário é livre, mediante inscrição através do email helenabranquinho@confagri.pt. Pode consultar o programa aqui.

A sessão de abertura, com início marcado para as 10 horas, no Auditório do Pavilhão de Feiras, estará a cargo de Susana Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, de Vitorino Ferreira, presidente da Cooperativa Agrícola de Penafiel e de José Capela, presidente da Agros — União de Cooperativas.

Oradores

O Prof. Arlindo Cunha, professor da Universidade Católica e ex-ministro da Agricultura, fará a intervenção de fundo do seminário, que será comentada por Fernando Cardoso, secretário-geral da Fenalac – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite e por Idalino Leão, presidente da Fenapecuária — Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Pecuários.

No final haverá lugar a um debate moderado pelo secretário-geral da Confagri, Francisco Silva.

O Comendador Manuel dos Santos Gomes, presidente da Confagri, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel e Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, irão encerrar a sessão pelas 12h30.

Fazer um diagnóstico dos impactos da PAC

“Este seminário tem como principal objectivo fazer um diagnóstico dos impactos da Política Agrícola Comum (PAC) na Região Norte após 2020 e analisar, nesse contexto, os desafios e as oportunidades para a actividade agrícola no Vale do Sousa”, refere o presidente da Confagri.

Manuel dos Santos Gomes adianta ainda que a Confagri e as suas associadas “procuram, com esta iniciativa, sensibilizar os agricultores desta região para a importância do cooperativismo e das vantagens do trabalho conjunto que há a desenvolver no quadro da PAC, tendo em vista aumentar a capacidade de resposta e melhorar a competitividade do sector”.

O Seminário, organizado pela Confagri na Agrival, é já uma tradição com largos anos, bem como a participação da Confederação nesta Feira, a convite da Câmara Municipal de Penafiel e com o apoio da Cooperativa Agrícola de Penafiel.

A Agrival

A Agrival, que decorrerá entre os dias 23 de Agosto e 1 de Setembro, é já uma referência de Penafiel.

Se nas primeiras edições a vertente agrícola e industrial eram o mais importante, com o tempo a parte cultural e desportiva tomaram conta das atenções de todos aqueles que se deslocam, por esta altura, ao Pavilhão de Feiras e Exposições.

Com mais de 300 expositores entre empresas, associações e tasquinhas, são muitos os motivos para se deslocar à Agrival, passando pelos expositores, pelos seminários, repondo as forças durante a tarde nas tasquinhas, terminando o dia nos concertos dos melhores artistas nacionais.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Vale de Sousa: Confagri debate Política Agrícola Comum pós 2020 na Agrival foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior El sector pide ser parte y consensuar la postura extremeña ante el Plan Estratégico de la PAC
Próximo A Política Agrícola Comum pós 2020: *Ponto de situação e as Implicações para a Região Norte - 26 de agosto - Penafiel

Artigos relacionados

Últimas

Reacendimento “complexo” em Tábua mobiliza mais de 400 bombeiros e 7 meios aéreos

Tábua, Coimbra, 09 ago (Lusa) – O incêndio florestal que deflagrou na terça-feira no concelho de Tábua, distrito de Coimbra, chegou a ser dado como dominado, mas reacendeu hoje às 14:22 e o combate está a ser “muito complexo”, segundo a Proteção Civil.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_4 span,#wpdevar_comment_4 iframe{width:100% !important;} […]

Sugeridas

Prorrogação do prazo de candidaturas a Jovens agricultores e Investimento em explorações agrícolas

[Fonte: PDR2020]
Os períodos de apresentação das candidaturas estabelecidos aos anúncios 4º e 10º do PDR 2020, foram prorrogados para dia 24 Julho às 17:00.
As operações que sofreram alteração no prazo de apresentação da candidatura são as seguintes:
→Operação 3.1.1 – […]

Nacional

Carmo Wood investe 170 mil euros em autossuficiência energética

[Fonte: Vida Rural]

A empresa nacional especializada em madeira tratada Carmo Wood anunciou esta semana um investimento de 170 mil euros na instalação de 690 módulos de painéis fotovoltaicos nas fábricas de Pegões e Almeirim, uma aposta que, de acordo com a empresa, […]