Não seria interessante que nas regiões vitícolas se criassem sorvetes de vinhos ou de mostos das castas autóctones? A região dos Verdes já deu o pontapé de saída.
Não seria interessante que nas regiões vitícolas se criassem sorvetes de vinhos ou de mostos das castas autóctones? A região dos Verdes já deu o pontapé de saída.
Na vindima passada, o Esporão e a Adegamãe, por sugestão do sommelier Rodolfo Tristão, ofereciam nas suas unidades de enoturismo sumos de uva de cada uma das castas com que fazem vinhos. Nas últimas semanas, e ainda antes do arranque das vindimas, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) tem vindo a promover sorvetes feitos a partir de uvas de diferentes castas da região dos vinhos Verdes: Loureiro, Avesso, Alvarinho e Vinhão. E ou muito nos enganamos ou está para aparecer outro conceito de sorvete na região dos Verdes, este que poderá ser consumido por adultos e crianças.
Rodolfo Tristão fez a proposta dos sumos aos dois produtores acima referidos depois de ter visitado produtores de vinho no Brasil, país que, apesar de contar muito pouco no mundo do vinho, não pede licença a ninguém em matéria de enoturismo. Por cá, os produtores só querem dar a provar os seus vinhos, mas os brasileiros dão os vinhos que fazem e, em simultâneo, os sumos (ou sucos) das mesmas castas. E isso não deixa ninguém indiferente. No Esporão, por exemplo, António Roquete, responsável da unidade de enoturismo, pensava que quem se interessaria pela experiência seriam jovens e crianças, que poderiam beber sumos de uva sem álcool, mas o caso foi outro: “Para quem não bebe álcool, existe de facto interesse, mas são os adultos que querem perceber a que cheira o sumo de Touriga Nacional, de Arinto ou de Aragonês”, referiu ao Terroir.
Quer no caso dos sumos, quer no caso dos sorvetes das castas dos Vinhos Verdes (são sorvetes porque não se adicionam as natas que iriam camuflar os sabores primários de cada casta), o que está em causa é apresentar a diferentes públicos a riqueza das castas portuguesas, de forma simples e lúdica — qual é o apreciador de Alvarinho que recusa um sorvete da mesma casta?
Os sorvetes das quatro castas dos Vinhos Verdes podem ser apreciados aos fins-de-semana em diferentes iniciativas que ocorrem no jardim da sede da CVRVV, no Porto, e resultam de um desafio que Dora Simões lançou ao chef António Vieira, que, apesar de ser uma referência no Porto […]
© Agroportal. All Rights reserved.