A Universidade de Coimbra (UC) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) participam numa investigação a nível europeu para a economia circular, anunciou hoje a instituição de ensino superior.
Estas são as únicas entidades portuguesas envolvidas no projeto Cheers4EU, dirigido à criação de ‘circular hubs’ e à “promoção de economia circular, através da colaboração inter-regional e inovação, visando vários setores de atividade”.
“Os ‘circular hubs’ servem como motor para as regiões Europeias promoverem uma economia circular baseada em valores de sustentabilidade”, explicou a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) em comunicado.
Em curso até 2028, o Cheers4EU “é o primeiro projeto Interreg Europe centrado nesta temática, contando com a presença de vários parceiros europeus e associados de sete países diferentes”.
Os promotores pretendem “identificar fatores fundamentais na formação e exploração de um ‘circular hub’ num contexto regional específico, a fim de influenciar instrumentos políticos para garantir o apoio regional”, referiu a equipa da FCTUC, citada na nota enviada à agência Lusa.
“A aposta incidirá sobre o intercâmbio de boas práticas no que respeita à colaboração multi-hélice, às cadeias de valor circulares, aos modelos de negócio e ao impacto social”, acrescentou.
Os investigadores envolvidos querem “contribuir para a criação de condições propícias para o estabelecimento de um primeiro ‘circular hub’ na região Centro de Portugal, focado no setor agroindustrial”.
Fazem parte do consórcio entidades parceiras da Holanda, Dinamarca, Chéquia, Áustria, Espanha e Finlândia, além de Portugal.
A equipa nacional, “amplamente multidisciplinar”, envolve investigadores de quatro centros de investigação da UC: Centre for Business and Economics Research, Centro de Direito Público e Regulação, Centro de Engenharia Química e Recursos Renováveis para a Sustentabilidade e Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos.
Na Universidade de Coimbra, o projeto é coordenado por Susana Garrido, da Faculdade de Economia, e tem a participação de docentes e investigadores desta e de outras faculdades.
Universidade de Coimbra integra projeto europeu pioneiro na área da Economia Circular