UE aprova 12 M€ de apoio estatal à fábrica de papel tissue da The Navigator em Cacia

A The Navigator Company vai investir cerca de 120 milhões de euros numa nova fábrica de papel tissue em Cacia. Do total investido, 12 milhões de euros são apoios do Estado português.

E a Comissão Europeia anunciou hoje, 31 de Julho, que “aprova o auxílio ao investimento concedido por Portugal à fábrica de papel tissue da The Navigator em Cacia”.

A Comissão Europeia considerou que o auxílio de investimento de 12 milhões de euros à fábrica de papel tissue da The Navigator em Cacia “está em conformidade com as regras da UE em matéria de auxílios estatais”.

O auxílio apoiará os planos do Grupo Navigator para investir cerca de 114 milhões de euros na produção de papel tissue em Cacia (Aveiro).

Criação de 133 empregos

“O projecto deve criar pelo menos 133 empregos directos. Cacia está localizada na região Centro de Portugal, uma área elegível para auxílios regionais ( Art. 107 (3) (a) do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia)”, explica um comunicado da Comissão.

A Comissão concluiu que, “sem o financiamento público, o projecto não teria sido realizado em Portugal ou em qualquer outro país da UE, uma vez que não teria sido economicamente viável. Além disso, o auxílio é limitado ao mínimo necessário para tornar o projecto suficientemente rentável para a empresa realizar o investimento”, acrescenta o mesmo comunicado.

Complexo Industrial de Cacia

O Complexo Industrial de Cacia está localizado na vila de Cacia, distrito de Aveiro, no centro da maior mancha florestal de eucalipto em Portugal.

A sua produção atinge um volume anual na ordem das 320 mil toneladas de pasta branqueada de eucalipto, direccionadas para a transformação em papéis especiais como décor, filtros, cigarros e tissues de alta qualidade.

Integra também uma central de co-geração a biomassa associada à fábrica de pasta e uma central termo-eléctrica de biomassa para a produção de energia renovável.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Portugal 2020: A promoção de uma cultura de inovação aberta e colaborativa
Próximo IFAP paga 41,2 milhões de euros em apoios em 31 de Julho de 2019

Artigos relacionados

Notícias meteorologia

Furacão Lorenzo – Última Atualização

FURACÃO LORENZO SOBRE O GRUPO OCIDENTAL
O núcleo do Furacão Lorenzo deverá passar agora entre as 04h e as 05h locais a cerca de 10-30km a noroeste do Corvo e a 20-40km a noroeste das Flores, […]

Últimas

Agrupalto volta a arrecadar a maioria dos prémios de produtividade da suinicultura

O Agrupalto e o Aligrupo foram os destaques do evento que anualmente distingue a produtividade dos produtores suinícolas nacionais. Explorações do Agrupamento Agrupalto vencem 18 dos prémios da noite. […]

Últimas

Acidente com avião de combate a incêndios em barragem. “Piloto saiu ileso”

Um avião de combate a incêndios sofreu esta quarta-feira um acidente quando recolhia água na barragem de Trizio, no concelho de concelho da Sertã, […]