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– 18-07-2005 |
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UE / A��car: Grande manifesta��o em Bruxelas, produtores portugueses preocupadosBruxelas, 18 Jul De acordo com a Associa��o Nacional dos Produtores de Beterraba (Anprobe), representada, em pequena escala, na grande ac��o de protesto, a proposta poder� ter "consequ�ncias desastrosas" em Portugal, e em causa poder�o estar "acima de 1.500 postos de trabalho, directos e indirectos". A manifesta��o, convocada pela Confedera��o Internacional dos Beterrabeiros Europeus, realiza-se no mesmo dia em que o Conselho de ministros europeus de Agricultura aprecia em Bruxelas a proposta da Comissão, que contempla descidas substanciais nos pre�os de refer�ncia da beterraba e cana-de-a��car, de forma a tornar o mercado de a��car "vi�vel". Os valores propostos pela Comissão apontam para uma redu��o na ordem dos 42 por cento no pre�o de refer�ncia da beterraba a partir de 2007/2008 – no caso portugu�s dever� aproximar-se dos 50 por cento, dado Portugal ter dos pre�os mais elevados -, e 39 por cento na cana-de-a��car, a partir de 2009/2010. Entre cerca de 10.000 produtores de beterraba sacarina de diversos Estados-membros concentrados desde o final da manh�, e sob forte vigil�ncia policial, nas proximidades das instituições europeias, algumas bandeiras portuguesas e uma outra da Confedera��o dos Agricultores de Portugal (CAP) anunciam a presença de menos de uma dezena de portugueses, da Anprobe. Para a associa��o, a proposta da Comissão de reforma da Organiza��o Comum de Mercado do a��car, a ser aprovada nos actuais moldes e com as ajudas propostas, significar� o abandono de uma grande parte da cultura da beterraba, "com consequ�ncias desastrosas para os agricultores" e "poder� obrigar ao desmantelamento do maior investimento agro-industrial" em Portugal. A Anprobe explica que a proposta "representar� em alguns casos perdas de rendimento por parte dos produtores de beterraba portugueses na ordem dos 70 por cento". "� insuport�vel", afirmou � Lusa um dos manifestantes, Fernando Costa Duarte, membro da associa��o, que reclama redu��es "m�nimas" nos pre�os, compensadas por ajudas maiores. A proposta da autoria da comiss�ria europeia com a pasta da Agricultura, a dinamarquesa Marianne Fischer Boel, j� foi adoptada pela Comissão, e será agora analisada pelos ministros da Agricultura dos "25". Em declarações � Lusa por ocasi�o da apresentação da proposta pela Comissão, o ministro da Agricultura portugu�s, Jaime Silva, j� se manifestara "apreensivo", garantindo que Portugal se irá bater de modo a permitir a manuten��o da produ��o no país. Fonte diplom�tica indicou � Lusa que a descida "bastante gravosa" no pre�o do produto, a confirmar-se, levaria � "desist�ncia de muitos produtores na União Europeia", e no caso concreto de Portugal "inviabilizaria" decerto a manuten��o da �nica f�brica portuguesa, em Coruche. J� a DAI, o único fabricante portugu�s de a��car, manifestou-se convencida de que a actual proposta da Comissão Europeia para reforma do mercado do a��car vai ser alterada, e que a produ��o em Portugal vai continuar. Em comunicado divulgado no m�s passado, a empresa afirmou-se "segura que, no decurso do processo negocial, será poss�vel chegar a uma solu��o capaz de conciliar os objectivos da reforma com a manuten��o da cultura da beterraba, e da produ��o de a��car em Portugal". Para tal, adiantou, "bastar� que a redu��o de pre�os não seja t�o acentuada", que os cortes de produ��o "sejam feitos � custa dos países produtores de excedentes e não os que sempre cumpriram os seus limites de produ��o, como � o caso de Portugal", e ainda "que se fa�a uma gestáo adequada das importa��es a autorizar na UE". "Pelas posi��es de rejei��o j� manifestadas por 11 dos actuais Estados-membros, incluindo Portugal, pode-se afirmar, com segurança, que a proposta da Comissão, tal como apresentada, não será aprovada", previu a DAI. além de Portugal, são seriamente afectados por esta proposta a It�lia, a Gr�cia e a Irlanda, fortemente representados na manifesta��o de hoje. J� em Novembro do ano passado, 10 Estados-membros – os quatro mais atingidos e ainda a Espanha, Eslov�nia, Finl�ndia, Hungria, Let�nia e Litu�nia, Também afectados – haviam escrito uma carta � (ent�o rec�m-empossada) comiss�ria Fischer Boel a alertar para os "efeitos devastadores" que uma reforma "radical" da organiza��o comum de mercado do a��car teria para milhares de trabalhadores e para a agricultura.
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