Trump confima trégua com a China e suspende “por ora” escalada na guerra comercial

[Fonte: Expresso]

Trump confirmou este sábado numa conferência de imprensa no Japão que acordou com Xi Jinping uma nova trégua na guerra comercial.

O presidente norte-americano considerou como uma “grande reunião” o encontro realizado durante oito horas entre as delegações dos Estados Unidos e a China à margem da cimeira do G20 em Osaka.

Trump afirmou que as negociações entre as duas partes vão continuar e prometeu “que, pelo menos, por ora, não haverão novas taxas alfandegárias” sobre o resto das importações vindas da China que ainda não estão abrangidas pela guerra comercial iniciada em julho do ano passado.

O presidente norte-americano adiantou que a China acordou em aumentar as aquisições de produtos dos “patriotas agricultores” norte-americanos, sublinhando que os agricultores serão “tremendos beneficiários” do acordo com Pequim.

Sobre o conflito na área tecnológica, o tema da Huawei, colocada na lista negra norte-americana, foi deixado “para o final” nas negociações: “Confirmámos deixar o assunto par o fim. Huawei é uma situação complicada”.

Trump parte este sábado do Japão para a Coreia do Sul onde admite poder encontrar-se no domingo com o líder da Coreia do Norte na área desmaterializada que divide a península.

Comente este artigo

O artigo Trump confima trégua com a China e suspende "por ora" escalada na guerra comercial foi publicado originalmente em Expresso.

Anterior Trump e Xi Jinping acordam nova trégua na guerra comercial
Próximo Bajadas importantes en las cotizaciones del pollo

Artigos relacionados

Nacional

Número de detidos por incêndio florestal está a cair. Este ano foram 51

[Fonte: Público]

Desde o início do ano até esta quarta-feira, a Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 51 pessoas por atearem fogos em zonas florestais, tendo registado no mesmo período 5269 crimes de incêndio florestal.
Num balanço enviado ao PÚBLICO, a GNR sublinha que desde o início do ano até […]

Últimas

Ministro do Ambiente: “Temos de investir 2,5 mil milhões a mais para assegurar a neutralidade carbónica em 2050”

[Fonte: O Jornal Económico]

João Matos Fernandes afirma que “para chegarmos aos 85% de redução de emissões e assegurar a neutralidade carbónica em 2050, temos de investir em cada ano 2.5 mil milhões de euros a mais do que o previsto”. […]

Últimas

Workshop na Universidade do Algarve vai ensinar a “ser bom médico”

O workshop “Ser bom médico significa fazer 100% do que há para fazer e fazer 0% do que não há para fazer”, pelo «conceituado e heterodoxo» médico espanhol Juan Gérbas, realiza-se a 9 de Junho, das 14h00 às 18h00, no Anfiteatro Teresa Gamito, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve (UAlg), […]