Trump confima trégua com a China e suspende “por ora” escalada na guerra comercial

Trump confirmou este sábado numa conferência de imprensa no Japão que acordou com Xi Jinping uma nova trégua na guerra comercial.

O presidente norte-americano considerou como uma “grande reunião” o encontro realizado durante oito horas entre as delegações dos Estados Unidos e a China à margem da cimeira do G20 em Osaka.

Trump afirmou que as negociações entre as duas partes vão continuar e prometeu “que, pelo menos, por ora, não haverão novas taxas alfandegárias” sobre o resto das importações vindas da China que ainda não estão abrangidas pela guerra comercial iniciada em julho do ano passado.

O presidente norte-americano adiantou que a China acordou em aumentar as aquisições de produtos dos “patriotas agricultores” norte-americanos, sublinhando que os agricultores serão “tremendos beneficiários” do acordo com Pequim.

Sobre o conflito na área tecnológica, o tema da Huawei, colocada na lista negra norte-americana, foi deixado “para o final” nas negociações: “Confirmámos deixar o assunto par o fim. Huawei é uma situação complicada”.

Trump parte este sábado do Japão para a Coreia do Sul onde admite poder encontrar-se no domingo com o líder da Coreia do Norte na área desmaterializada que divide a península.

O artigo foi publicado originalmente em Expresso.

Comente este artigo
Anterior Trump e Xi Jinping acordam nova trégua na guerra comercial
Próximo Governo dos Açores participa, em Bruxelas, no Infoday do Horizonte 2020

Artigos relacionados

Dossiers

Previsão de longo prazo – 17 fev a 15 mar. 2020

Precipitação total com valores abaixo do normal e temperatura média semanal com valores acima do normal […]

Últimas

Batida à raposa na Figueira da Foz motiva queixa em tribunal por perseguição aos caçadores

Uma batida à raposa agendada para a freguesia de Quiaios, Figueira da Foz, levou um advogado ligado às causas do mundo rural a apresentar em […]

Sugeridas

Município e Juntas de Proença-a-Nova disponibilizam equipamentos para destroçar sobrantes

O Município de Proença-a-Nova, em articulação com as Juntas de Freguesia do concelho, irá disponibilizar equipamentos para destroçar sobrantes, com […]