Governo dos Açores participa, em Bruxelas, no Infoday do Horizonte 2020

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participa, a 4 de Julho, em Bruxelas, no ‘Infoday’ relativo ao “Desafio Societal 2 (DS2): Segurança Alimentar, Agricultura e Silvicultura Sustentável, Investigação Marinha e Marítima e Águas Interiores e a Bioeconomia”, organizado pela Comissão Europeia com o objectivo de apresentar as próximas oportunidades de financiamento no âmbito do programa Horizonte 2020 (H2020).

A presença nesta iniciativa, explica fonte do Executivo Regional, possibilita a promoção e a capacitação do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores nas áreas especificas do DS2, do programa H2020, garantindo assim à Região um posicionamento estratégico face ao novo programa de trabalho, o estabelecimento de uma rede de parceiros com interesses e objectivos comuns, e o fomento das actividades de investigação e inovação, em prol de um desenvolvimento económico, ambiental e social sustentável e inovador.

BioHorizon Brokerage Event

Associado a este evento, decorre, a 3 de Julho, a iniciativa ‘BioHorizon Brokerage Event’, organizada pela rede de Pontos de Contacto Nacionais (NCP) do DS2 do H2020, com objectivo de facilitar a criação de uma rede de contactos para os próximos concursos.

A 2 de Julho, a BioHorizon e a rede Bio NCP organizam, nas instalações do Gabinete da Representação dos Açores em Bruxelas, uma sessão interactiva dirigida a potenciais coordenadores de projectos para os futuros concursos do DS2, o “Workshop for proposal Writers for next H2020 call”.

Com estas três iniciativas, nas quais o Governo dos Açores marcará presença, “pretende-se capacitar os principais actores de investigação e inovação dos Estados-membros, e facilitar informação, ferramentas e técnicas específicas, por forma a potenciar o seu desempenho na elaboração de propostas bem-sucedidas no âmbito do programa H2020”, acrescenta o Governo Regional.

Horizonte 2020

O Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do co-financiamento de projectos de investigação, inovação e demonstração.

O apoio financeiro é concedido na base de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas.

O H2020 é composto por três Pilares programáticos com âmbitos diferentes:

  • Pilar I – Excelência Científica (com cerca de 32% do orçamento total);
  • Pilar II – Liderança Industrial (correspondente a cerca de 22% do orçamento);
  • Pilar III – Desafios Societais (com cerca de 39% do orçamento total).

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Trump confima trégua com a China e suspende "por ora" escalada na guerra comercial
Próximo GNR já deteve este ano 37 pessoas pelo crime de incêndio florestal

Artigos relacionados

Nacional

Uma ferramenta para perceber a vida – Pedro Fevereiro

A entrega do Prémio Nobel da Química de 2020 a Emmanuelle Charpentier e a Jennifer A. Doudna pelo seu trabalho de 2012 no desenvolvimento do CRISPR-Cas9, um método que permite a edição […]

Nacional

Mercado de Primavera em Abrantes

No próximo dia 23 de março será dinamizado um Mercado da Primavera entre as 9h e as 13h, junto ao edifício Millenium, […]

Nacional

Criado sistema “pioneiro” para identificação de fungo em pastagens dos Açores

Um grupo de cientistas da ilha Terceira, nos Açores, criou um sistema “pioneiro” que permite identificar um fungo que intoxica os bovinos nas pastagens, causando “enormes prejuízos” […]