A The Summer Berry Company (TSBC) e o experiente propagador italiano Berrytech estabelecem uma parceria para a produção e distribuição da variedade de framboesa Amalia Rossa. O acordo dá à TSBC o direito exclusivo de comercializar Amalia Rossa, até então conhecida como BP190, cultivada em Portugal, para o Reino Unido e República da Irlanda. A TSBC adquire ainda o direito de produzir no mínimo 75% da área total de plantio de Amalia Rossa em Portugal, podendo sublicenciar o cultivo a outros produtores locais.
Com esta parceria, a TSBC torna-se o produtor privilegiado da variedade Amalia Rossa. Além de deter, em regime de exclusividade, o direito de comercializar Amalia Rossa cultivada em Portugal a retalhistas britânicos e irlandeses, a TSBC também comercializará Amalia Rossa cultivada em Portugal para mercados europeus e para o Médio Oriente.
Trata-se de uma variedade reconhecida como sendo altamente prolífica, com um excelente sabor e uma longa durabilidade em prateleira. Outras características diferenciadoras incluem a sua uniformidade ao longo de toda a colheita, bem como a qualidade da textura e cor. O clima da costa atlântica no sudoeste de Portugal é considerado ideal para a produção de framboesas da mais alta qualidade.
João Alves, Head of Growing da TSBC Portugal, explica como percebeu que esta era uma variedade a explorar “A Amalia Rossa foi uma das muitas variedades que testámos, e destacou-se imediatamente pelas suas qualidades, pelo que decidimos acelerar o seu desenvolvimento”.
Diego Ioriatti, Diretor de I&D e Breeding Chief da Berrytech, acrescenta “A Amalia Rossa provou ser uma variedade revolucionária desde o início. A sua combinação de alta produtividade, plantas vigorosas, resistência às principais doenças da framboesa, juntamente com a qualidade da fruta e o calibre consistente durante toda a época de colheita, é verdadeiramente entusiasmante. Estas características positivas ainda não foram superadas por nenhuma das seleções mais recentes do próprio programa de desenvolvimento varietal da Berrytech.”
Com esta parceria, a Amalia Rossa passa então a integrar o portfólio de variedades da TSBC, que planeia adicionar ainda mais valor a esta variedade e aprimorar os seus atributos, cultivando-a dentro do seu sistema de produção ambientalmente sustentável, que inclui uma eficiente gestão da água, maior biodiversidade, zero desperdício de frutas e o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2030.
A TSBC e a Berrytech estão já a colaborar no desenvolvimento de novas variedades. A TSBC terá prioridade na escolha de variedades para cultivar e comercializar não só a partir de Portugal, mas também de outros territórios.
Fonte: The Summer Berry Company