Temperaturas podem chegar aos 42º e põem cerca de 150 concelhos em risco máximo de incêndio

Temperaturas podem chegar aos 42º e põem cerca de 150 concelhos em risco máximo de incêndio

O calor continua e cerca de 150 concelhos de 14 distritos estão em risco máximo de incêndio. As previsões apontam para temperaturas que podem atingir os 42 graus. Portugal em alerta até domingo.

 

As temperaturas elevadas  — que podem atingir máximas de 42 graus — colocam, esta sexta-feira, cerca de 150 concelhos de 14 distritos de Portugal continental em risco máximo de incêndio. Oito distritos estão sob aviso laranja devido à previsão de continuação de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em risco máximo estão cerca de 150 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro. O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio quase todos os concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

Segundo o IPMA, pelo menos até segunda-feira vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em muitos concelhos do continente, por causa do tempo quente.

O governo declarou na quinta-feira a situação de alerta em Portugal Continental devido às previsões meteorológicas para os próximos dias que apontam para um “significativo agravamento do risco de incêndio rural”.

Incêndios: Governo declara situação de alerta em Portugal Continental

O Ministério da Administração Interna (MAI) avançou em comunicado que a situação de alerta abrange o período compreendido entre as 00h de sexta-feira e as 23h59 de domingo.

A declaração surge na sequência da ativação do estado de alerta especial de nível vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Porto e Aveiro.

Continue a ler este artigo no Observador.

Comente este artigo
Anterior Incêndios: Reforçado dispositivo nos distritos em alerta vermelho – ANEPC
Próximo Oferta de bolsas de investigação - Licenciados em Ciências Agrárias - Porto

Artigos relacionados

Últimas

Produtores de carne maronesa com dificuldades em escoar o produto

A ministra da Agricultura esteve no domingo em Vila Real com produtores de gado da raça maronesa, que atravessam uma fase difícil, […]

Sugeridas

Campo Branco produz cereais para alimentação de bebés

Alguns agricultores do Campo Branco estão a apostar na produção de cereais “amigos do ambiente”, sem recurso a pesticidas ou inseticidas, destinados à alimentação de bebés e […]

Últimas

Projecto “Turnat 4.0” com concurso para ideias de negócio

Estão abertas até 28 de Fevereiro de 2021 as inscrições para a primeira edição do “Concurso de Ideias de Negócio”, promovido pelo projecto “Turnat 4.0”. […]