Suspeita de gripe aviária na Irlanda do Norte

Suspeita de gripe aviária na Irlanda do Norte

As autoridades sanitárias estão a investigar um caso suspeito de gripe das aves numa exploração aviária no Condado de Fermanagh, na Irlanda do Norte. A suspeita surgiu por parte de um veterinário particular, que ficou preocupado com o aumento da mortalidade de aves na respetiva exploração. Entretanto, foram recolhidas amostras para o Instituto de Alimentos e Biociências de Belfast e estão a ser realizados testes para averiguar se efetivamente se trata de um surto de gripe aviária ou se será outro vírus.

Um porta-voz do Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Assuntos Rurais (Daera) da Irlanda do Norte afirmou que as entidades estão a investigar. “A Daera iniciou imediatamente uma investigação veterinária com um oficial veterinário, que visitou a exploração na noite de 2 de janeiro de 2020.”

Por questões de segurança e precaução, já foram implementadas restrições na respetiva exploração e os avicultores foram aconselhados a aumentar a biossegurança.

“Todos os criadores de aves são incentivados a permanecer vigilantes e, se suspeitarem de algum sinal da doença nos seus rebanhos, devem denunciá-la imediatamente à Daera”, aconselhou a autoridade.

De relembrar que, no mês passado, 27 mil aves foram abatidas numa quinta em Athlington, perto de Eye, Suffolk, depois de a estirpe H5N3 de baixa patogenicidade da gripe ter sido identificada.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior CONFAGRI promove Colóquio sobre apoios ao investimento e produção agrícola - 17 de janeiro - Fundão
Próximo CRISPR-edited crops reveal gene responsible for salt tolerance in rice

Artigos relacionados

Nacional

Caso das golas. Inquérito da IGAI quase concluído

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) revelou ao Expresso que está prestes a concluir a investigação ao caso das golas anti-fumo. […]

Nacional

Territórios: gerir o declínio, promover a diferença ou alimentar a demagogia? – Manuel Brandão Alves

Criado o Ministério da Coesão e designada a sua responsável, a professora Ana Abrunhosa, vale a pena interrogarmo-nos sobre o que daí podemos esperar. […]

Últimas

Confagri promove Colóquio “O Investimento Agrícola na Região de Torre de Moncorvo”

A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal , em colaboração com a Associação dos Agricultores de Trás-os-Montes (AATM) vai realizar um Colóquio subordinado ao tema “O Investimento Agrícola na Região de Torre de Moncorvo – […]